Globo de Ouro premia Fernanda Torres, marcando nova era para o cinema brasileiro (Fotos: Divulgação e Ellen von Unwerth)
Globo de Ouro premia Fernanda Torres, marcando nova era para o cinema brasileiro (Fotos: Divulgação e Ellen von Unwerth)

Pela primeira vez na história do Globo de Ouro, uma atriz brasileira foi eleita a Melhor Atriz em Filme de Drama. Fernanda Torres recebeu o prêmio no domingo (5) por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. A produção narra a história de Eunice Paiva, vivida por Torres, e os desafios enfrentados por sua família durante a ditadura militar no Brasil. A cerimônia aconteceu em Los Angeles e reuniu grandes nomes do cinema mundial.

Na sua fala após a premiação, Fernanda Torres destacou a importância do filme para a família Paiva e o impacto da obra no Brasil. “Eu estou muito feliz, mas não só por mim, também pelo que esse filme virou no Brasil, pela maneira como as pessoas foram ao cinema e, acima de tudo, pela importância que ele tem para uma família chamada Paiva, que nunca teve o direito de sequer enterrar seu pai, o Rubens. Através desse filme, de alguma maneira, a gente está promovendo uma forma de reparação para eles”, declarou.

Fernanda Torres vence Melhor Atriz por "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles (Foto: Divulgação)
Fernanda Torres vence Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles (Foto: Divulgação)

Uma vitória histórica para o Brasil

Esta é a primeira vez em 82 edições do Globo de Ouro que uma atriz brasileira conquista a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. O momento foi amplamente comemorado nas redes sociais, onde brasileiros manifestaram apoio à campanha de Fernanda Torres. O diretor Walter Salles também celebrou a conquista e relembrou a trajetória de “Central do Brasil”, que, há 26 anos, também deixou sua marca no Globo de Ouro.

“Tão feliz pela Fernanda, tão feliz pelo cinema brasileiro, pelo Marcelo!!! Viva Nanda e Eunice Paiva, viva Fernanda Montenegro, viva cada pessoa da equipe maravilhosa desse filme”, disse Salles. Em 1999, “Central do Brasil” levou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, e Fernanda Montenegro foi indicada a Melhor Atriz.

Filme "Ainda Estou Aqui" se destaca nas bilheterias e premiações globais (Foto: Divulgação)
Filme “Ainda Estou Aqui” se destaca nas bilheterias e premiações globais (Foto: Divulgação)

Reconhecimento para o cinema nacional

O filme “Ainda Estou Aqui”, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, tem sido amplamente reconhecido em festivais e premiações internacionais. O longa venceu oito prêmios, incluindo Melhor Roteiro no Festival de Veneza, Melhor Filme do Júri Popular na Mostra de São Paulo e em festivais na França, Canadá e Estados Unidos. Fernanda Torres também foi eleita Melhor Atriz em Filme Internacional pelo The Critics Choice Awards.

O ator Selton Mello, que interpreta Rubens Paiva no filme, destacou a relevância do prêmio para a história do cinema brasileiro. “Minha parceira Fernanda Torres ganhou o prêmio máximo de uma atriz em performance dramática esse ano. Mas foi mais do que isso, foi também a vitória do cinema brasileiro como um todo”, comentou.

Impacto nas bilheterias brasileiras

No Brasil, “Ainda Estou Aqui” já levou mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas, tornando-se a quinta maior bilheteria de 2024. Este foi o único filme nacional a figurar entre os 10 mais assistidos no ano, destacando-se no cenário pós-pandemia. O sucesso do longa também contribuiu para que o cinema brasileiro alcançasse uma participação de mercado de 10,5% em 2024, o melhor índice desde 2020.

Uma temporada promissora

“Ainda Estou Aqui” segue em destaque na temporada de premiações. O filme foi incluído na lista de pré-indicados ao BAFTA, que anunciará os finalistas no dia 15 de janeiro. A produção também figura na shortlist para o Oscar de Melhor Filme Internacional e concorre no Critics’ Choice Awards, no Prêmio Goya e em outras importantes premiações internacionais.

A produtora Maria Carlota Bruno destacou a dimensão do reconhecimento recebido. “Fernanda Torres, sua talentosa atuação nos emocionou e nos orgulha. Este Globo de Ouro simboliza não apenas seu talento, mas também sua contribuição ao cinema brasileiro”, afirmou.

Uma história que ressoa

O filme “Ainda Estou Aqui” retrata a história real de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado desaparecido durante a ditadura militar brasileira. A trama explora a busca pela verdade e o impacto da perda em uma família. O trabalho de Walter Salles foi descrito por Selton Mello como “sensível” e “capaz de transformar dor em grandeza humana”.

Leia também: