Festival do Rio: ‘A Luneta do Tempo’ marca estreia de Alceu Valença como diretor

Estrelado por Hermila Guedes e Irandhir Santos, filme conta com quatro sessões dentro da programação

Amor, cangaço, Lampião e Maria Bonita, agreste de Pernambuco, emboladores, violeiros, poesia, circo. Tempo, transitoriedade das coisas, tragédia humana. As influências e os temas que são caros ao músico Alceu Valença foram destrinchados agora também em imagens. “A Luneta do Tempo” marca a estreia do artista como diretor e roteirista de longa-metragem.

Estrelado por Hermila Guedes (O céu de Suely) e Irandhir Santos (O som ao redor), conta com quatro sessões dentro da programação do Festival do Rio.

Sinopse

Drama musical que utiliza mitos populares da cultura brasileira para narrar uma história cheia de encontros e desencontros, traições e amores, crimes e castigos. Tendo como pano de fundo o sertão pernambucano – sua gente e sua cultura, o cordel, o cangaço, o cinema e o circo –, o filme é um drama universal carregado de poética singular, em que a realidade e o onírico se misturam.

Diretor

Alceu Valença

Nasceu em 1946 em São Bento do Una, Pernambuco, e cresceu entre os elementos que formaram a cultura nordestina contemporânea. Nos anos 1970, surgiu para o Brasil como cantor e compositor. O sucesso com o grande público se deu na década seguinte, com músicas como Coração bobo, Anunciação, Tropicana e Belle du jour, que reafirmavam seu compromisso com a identidade cultural nordestina. Este é seu primeiro longa-metragem.