Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO), que ocorre em Goiânia do dia 13 ao dia 15 de maio, no Cine Cultura. O festival tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito integral aos direitos humanos e a inclusão de minorias.

Segundo o diretor geral do DIGO, Cristiano Sousa no centro-oeste não existe nenhum festival com essa temática. “Então, resolvi criar esse projeto para dizer que existe uma comunidade interessada em ser representada num festival, que discuta a diversidade sexual e de gênero também no cinema”, explica.

Paralelo ao evento ainda acontecem as mostras paralelas de curtas internacionais como: Outfest Peru (Peru) e Asolo Art Film Festival (Itália) e competitivas. O projeto “Eu Te Aceito” fará intervenções urbanas para discutir conceitos como gênero, afetividade, loucura, segregação e abandono com performances durante o festival e ainda está previsto a realização de debates, após a exibição dos filmes.

O I Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás recebe inscrições de curtas metragens até o dia 1º maio. Para se inscrever basta acessar o site.