00A 5ª edição do “Festival Internacional Pequeno Cineasta” (FIPC) acontece de 2 a 6 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, com entrada franca. Serão exibidos cerca de 60 curtas, selecionados entre 250 inscritos. O objetivo é promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural, através de um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do Brasil e do exterior, entre 8 e 17 anos.
A abertura oficial acontece dia 2, no CCBB do Rio, sob o comando dos mestres de cerimônia, o ator, Caio Blat, e a Pequena Cineasta, Nicole Derin. Idealizado por Daniela Gracindo (filha da atriz Débora Duarte com Paulo Gracindo e neta de Lima Duarte) em 2010, além de mostra competitiva, o FIPC vai contar com outras atividades.
Workshop de cinema gratuito, exposição de fotos e exibição de filmes na Arena Dicró, na Penha; mesa redonda com a participação de pequenos cineastas do Rio e da Suécia; além de três mostras não competitivas: “Sustente sua Historia”, com curtas voltados para o meio ambiente; “Pequeno Cineasta”, com filmes criados pelos alunos da oficina homônima; e outra internacional com filmes escandinavos. Toda a programação é gratuita.
Nessa quinta edição, serão exibidos no total de 60 curtas, sendo 25 deles internacionais de 14 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, China, Espanha, Grécia, Inglaterra, Iran, Itália, Suécia, Ucrânia e Venezuela. Já os brasileiros vieram de 12 diferentes estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Natal, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A mostra competitiva acontece de 3 a 6 de setembro, quando serão exibidos 37 filmes. Ao final de cada sessão, o público (apenas crianças de 8 a 17 anos) pode votar em seu preferido nas competitivas nacional e internacional, em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos. Os filmes também são analisados por um júri formado por dez crianças e jovens cineastas, com perfis representativos de diferentes regiões do estado do Rio, em conjunto com a coordenadora pedagógica do Festival e um representante do mercado audiovisual.
Pequenas mentes, grandes cineastas
Os vencedores levam pra casa o troféu “Pequeno Cineasta”, além de câmeras digitais da marca Nikon, de diversos modelos (Melhor filme pelo Júri Oficial – Câmera Digital Nikon D3200; Melhor filme pelo Júri Popular – Câmera Digital Nikon COOLPIX P530). Pela primeira vez, escolas do ensino público do município receberão a programação do festival dentro de seus estabelecimentos de ensino, ampliando o acesso à cultura para essas crianças e jovens do Rio de Janeiro. Os alunos também terão a chance de votar em seus filmes favoritos.
E para completar, a tradicional “Mesa Redondinha”, dessa vez, contará com a participação de alunos da escola Sá Pereira e do projeto Imagens e Movimento em videoconferência com as jovens cineastas suecas, Marta e Greta Akeberg. As irmãs autoditadas já arrecadaram alguns prêmios com suas produções (Região Skane bet Sacania Lifts, em 2014, e Pixel Junior, em 2015) O encontro, mediado por Ana Dylon no Instituto Cervantes, é aberto ao público e tem como objetivo proporcionar a troca de experiências sobre o processo de realização de um filme.
O encerramento do festival, dia 6, no CCBB, contará com uma homenagem ao projeto SOM+EU, desenvolvido pela Associação Cultural Amigos da Providência, com direção geral e artística de Moana Viterbo Martins. Além do prêmio, os filmes vencedores ganham vaga na programação do “Programa Pequeno Cineasta” exibido pelo Canal Brasil. O programa, apresentado por Daniela Gracindo, traz os filmes nacionais e internacionais que se destacaram no FIPC com uma “mesa redondinha” formada por pequenos cineastas que analisam os filmes exibidos e debatem sobre a sétima arte, a partir de suas próprias produções.
Veja a programação completa aqui.

































