O III Festival de Cinema de Petrópolis volta à cena cultural em 2018. O evento acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro, com programação totalmente gratuita. O festival conta com patrocínio do Certisign, com copatrocínio da Bohemia e apoio cultural da Globo Filmes e da Intertv.
Esta edição contará com exibição de filmes nacionais de ficção e documentários, oficinas, palestras e outros eventos, como a ação social “Visão do Futuro” e o “Circuito ArtCine Gastronômico”.
O III Festival de Cinema de Petrópolis agrega mais uma vez a ação social que beneficia crianças do Ensino Fundamental da rede pública municipal, com a doação de óculos de grau. Este ano, mais de 2000 crianças vão passar pela triagem. A parceria é das idealizadoras Luciana Pacheco, Daniela Brescianini e Ana Luiza Quintella, com auxílio da Prefeitura de Petrópolis, da Oftalmo Clínica e do patrocínio de empresas privadas como a Essilor, Óticas Carol, CMsatisloh e Laboratórios Petrotica.
“Como evento cultural, entendemos a nossa responsabilidade social com a cidade e a população. Acreditamos no poder da arte e da transformação do cidadão através de ações de amor. É uma ação pequena, mas que causa modificação grande na vida da pessoa”, explicaram Luciana Pacheco e Daniela Brescianini.
Durante o festival também acontece o “Circuito ArtCine Gastronômico”. O evento, em parceria com Pólo Gastronômico do Valparaíso Gourmet, uniu estabelecimentos que vão desenvolver um cardápio especial para o festival inspirados em filmes de sucesso. Todas as criações serão harmonizadas com cervejas artesanais da cidade. Além disso, o cliente que consumir um dos itens do menu, poderá levar para casa um prato decorativo por um preço promocional, desenvolvido especialmente para esta ocasião, intitulado de prato “ArtCine”. A obra de arte será feita pelo artista plástico Cocco Barçante, proprietário do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a cerâmica Luis Salvador.
De acordo com as organizadoras, o Festival de Petrópolis é um movimento em prol do audiovisual: “Um espaço para o encontro de amantes e fazedores de cinema. Um lugar para se debater novas formas de mercado, captação e estética. Um festival que abraça o cinema autoral e comercial, além de ser uma oportunidade de trazer para Petrópolis filmes que provavelmente não chegariam nos cinemas da cidade”, diz Daniela. A expectativa para esta edição, é que cerca de 8 mil pessoas circulem pelo evento durante o festival. “Em relação ao evento realizado no ano passado, a nossa ideia é dobrar este número em 2018”, afirma Luciana Pacheco.
A programação completa desta edição está no site oficial do Festival de Cinema de Petrópolis. Acompanhe no Facebook e no Instagram.