O filme “A Favorita do Rei” será exibido pela primeira vez no Brasil durante o Festival Varilux de Cinema Francês, que ocorre entre os dias 7 e 20 de novembro. Estrelado por Johnny Depp e dirigido por Maïwenn, o longa abriu o Festival de Cannes de 2023 e foi indicado a dois prêmios César, nas categorias “Melhor Figurino” e “Melhor Design de Produção”. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para 21 de novembro, com distribuição da Mares Filmes e Alpha Filmes.
A trama retrata a vida de Jeanne du Barry, última favorita do rei Luís XV, interpretado por Depp. Jeanne, uma cortesã sem título de nobreza, usa sua beleza e inteligência para ascender à aristocracia francesa. Apesar de seu sucesso em conquistar a atenção do rei, ela é rejeitada pela corte de Versalhes. O filme foi gravado em locações na França e os figurinos foram assinados pela Chanel.
Maïwenn, que também interpreta Jeanne du Barry, comentou sobre sua relação com a personagem: “Fui seduzida por Jeanne du Barry, porque ela é uma perdedora magnífica. Talvez porque sua vida tem semelhanças com a minha, mas essa não é a única razão. Eu me apaixonei por ela e por sua época.” Maïwenn já teve outros filmes exibidos no Festival Varilux, como “Polissia”, “Meu Rei” e “DNA”.
Johnny Depp falou sobre sua experiência ao viver Luís XV: “Tudo que eu sonhei e fantasiei em relação ao filme e esse personagem de Luís XV de repente ganhou vida.” Ele também destacou o papel dos figurinos e da maquiagem na imersão no personagem.
O Festival Varilux é realizado pela produtora Bonfilm e conta com patrocínio de diversas empresas e instituições, como Essilor/Varilux, Axa, Michelin, e apoio da Embaixada da França no Brasil. O evento trará ao público uma seleção de filmes franceses contemporâneos, com destaque para “A Favorita do Rei”.