O filme “Museu”, lançamento no Brasil da Supo Mungam Films, traz Gael García Bernal como um dos personagens envolvidos em um roubo no Museu Nacional de Antropologia do México. O longa estreia no dia 8 de novembro nos cinemas brasileiros. O filme, aclamado pela crítica internacional no Festival de Berlim, tem direção de Alonzo Ruizpalacios e produção e roteiro de Manuel Alcalá, baseado numa história real, ocorrida nas vésperas do Natal de 1985.

Este é o segundo filme de Ruizpalacios. Sua primeira obra é o premiado “Güeros”. A investida ao museu permitiu o roubo de mais de 100 peças, muitas delas da cultura maia. E os ladrões, longe de serem profissionais, eram dois estudantes de veterinária. O filme recebeu o prêmio Urso de Prata de melhor roteiro no Festival de Berlim.

Museu (Foto: Divulgação)
Museu (Foto: Divulgação)

Segundo Ruizpalacios, “Museu” foi inicialmente uma lembrança de infância de um grande roubo ocorrido no México. Posteriormente, ele vislumbrou a possibilidade de construir uma narrativa audiovisual, contando uma grande história.

“Museu” tem uma temática perfeita e faz uso do humor na medida certa. O filme foi exibido nos Festivais de Toronto, Londres, Karlovy Vary e Los Angeles. Estrelado por Gael García Bernal, de sucessos como “Amores Brutos”, “Babel” e “E Sua Mãe Também”. O filme também conta com Leonardo Ortizgris (“Güeros”), Alfredo Castro (“O Clube” e “De Longe Te Observo”), Simon Russell Beale (“A Morte de Stalin”), Lisa Owen (“Pecado Original”), Leticia Brédice (“Nove Rainhas”), Ilse Salas e Lynn Gilmartin.

Confira o poster de Museu

Museu (Divulgação)
Museu (Divulgação)