Início Cinema ‘O Agente Secreto’ de Kleber Mendonça Filho estreia em Cannes 2025

‘O Agente Secreto’ de Kleber Mendonça Filho estreia em Cannes 2025

Wagner Moura vive protagonista em filme que mistura suspense e história

Wagner Moura protagoniza novo filme de Kleber Mendonça em Cannes (Foto: Victor Jucá)
Wagner Moura protagoniza novo filme de Kleber Mendonça em Cannes (Foto: Victor Jucá)
PUBLICIDADE

O longa-metragem brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para a Competição Oficial do 78º Festival de Cannes. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo diretor artístico Thierry Frémaux e pela presidente Iris Knobloch. O filme, estrelado por Wagner Moura, concorrerá à Palma de Ouro, principal prêmio do evento.

Thriller histórico ambientado no Recife dos anos 1970

A trama se passa em 1977 e acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura. O personagem é um especialista em tecnologia que tenta escapar de um passado obscuro. Ao retornar ao Recife em busca de tranquilidade, ele descobre que a cidade não é o refúgio esperado.

O elenco inclui Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier e Hermila Guedes. A produção é uma coprodução entre Brasil, França, Holanda e Alemanha. A distribuição no Brasil ficará a cargo da Vitrine Filmes.

Terceira indicação de Kleber Mendonça Filho à Palma de Ouro

Esta é a terceira vez que o cineasta pernambucano concorre ao principal prêmio de Cannes. Seus filmes anteriores, “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), também foram selecionados para a competição.

“É a combinação perfeita: encerra a realização do filme e inaugura a sua trajetória”, disse Kleber sobre a estreia em Cannes. O diretor destacou ainda o desejo de retratar o Brasil do passado.

Filmagens ocorreram em três cidades brasileiras

As gravações começaram em junho de 2024 e duraram dez semanas. As locações incluíram Recife, Brasília e São Paulo. A montagem foi realizada por Eduardo Serrano e Matheus Farias, que já trabalharam com Kleber em projetos anteriores.

A produtora Emilie Lesclaux ressaltou a importância da estreia no festival. “Mal posso esperar para ver o filme na tela do Grand Théâtre Lumière”, afirmou.

Primeira parceria entre Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura

O ator celebrou a colaboração com o diretor. “Trabalhar com Kleber era quase uma obsessão desde que vi ‘O Som ao Redor'”, revelou Moura, que atualmente está em Londres filmando outro projeto.

Kleber também destacou a parceria. “O roteiro foi escrito ao longo de três anos pensando no Wagner”, explicou.

Trajetória de Kleber Mendonça Filho em Cannes

Há 20 anos, o diretor estreou em Cannes com o curta “Vinil Verde”. Desde então, levou quatro longas-metragens ao festival. “O Agente Secreto” marca seu retorno à Competição Oficial após “Bacurau” em 2019.

PUBLICIDADE