O longa “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, estreia nesta quinta-feira, 28 de agosto, em mais de 155 salas de cinema. A distribuição é da Vitrine Filmes, com exibição em 71 cidades brasileiras. O público poderá adquirir ingressos a R$ 10 em redes que participam da Semana do Cinema, campanha que ocorre de 28 de agosto a 3 de setembro em todo o país. A classificação indicativa é de 14 anos.
Cidades que recebem o filme
Entre as cidades que exibem o filme estão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Natal, Maceió, João Pessoa e Macapá. Também entram na lista cidades de porte médio como Aracaju, Campinas, Niterói, Santos, São José dos Campos, Caxias do Sul, Sorocaba e Londrina. Municípios menores, como Afogados da Ingazeira, Itacoatiara, Jequié e São Pedro da Aldeia, também estão contemplados. Outras localidades devem receber o filme na segunda semana de exibição.
Reconhecimento em festivais
‘O Último Azul’ venceu três prêmios na 75ª edição do Festival de Berlim: o Urso de Prata (Grande Prêmio do Júri), o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost. O filme segue em circuito internacional com exibição em mais de 40 festivais. Ele estará presente na 34ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz, de 20 a 26 de setembro, na França.
Exibição em outros países
O longa terá estreia em 67 países, exclusivamente nos cinemas. Entre eles estão Alemanha, França, Canadá, Espanha, Portugal, México, Suécia, Dinamarca, Noruega, Polônia, Hungria, Israel, Austrália, Nova Zelândia e Indonésia.
Participação no Festival de Toronto
Entre 4 e 14 de setembro, ‘O Último Azul’ integra o programa Centrepiece do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), que reúne diretores contemporâneos reconhecidos mundialmente.
Premiações e seleções recentes
O filme conquistou o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e o Prêmio Maguey de Melhor Interpretação para Denise Weinberg no Festival de Guadalajara. Também foi exibido no New Horizons International Film Festival, na Polônia, no Melbourne International Film Festival, na Austrália, e no Festival de Lima. Além disso, esteve em competição nos festivais de Xangai e Sydney.

Enredo do filme
A trama se passa na Amazônia e apresenta um futuro em que o governo transfere idosos para uma colônia habitacional. Tereza, interpretada por Denise Weinberg, é uma mulher de 77 anos convocada a se mudar para o local. Antes do exílio, ela decide realizar um último desejo em uma viagem pelos rios da região. O filme aborda envelhecimento, resistência e relações humanas.
Elenco principal e participações
O elenco reúne Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo. Também participam Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro, Dimas Mendonça, Daniel Ferrat, Heitor Lóris e outros 20 atores amazonenses.
Produção internacional
A produção é da Desvia, de Rachel Daisy Ellis, e da Cinevinay, de Sandino Saravia Vinay. Conta ainda com a coprodução da Globo Filmes, Quijote Films (Chile) e Viking Film (Países Baixos).



































