A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta quinta-feira, 15 de janeiro, a lista oficial de indicados ao Oscar 2015. Os filmes “Birdman” e “O Grande Hotel Budapeste” aparecem no topo, com nove indicações cada. Ambos concorrem nas principais categorias, como Melhor Filme e Melhor Diretor.
Além disso, “American Sniper”, dirigido por Clint Eastwood e baseado na história de Chris Kyle, conquistou oito indicações. O longa empatou em número de menções com “O Jogo da Imitação”, que também recebeu oito indicações e integra a disputa por Melhor Filme.
‘Boyhood’, ‘Selma’ e ‘Nightcrawler’ ficam entre os destaques
O filme “Boyhood”, dirigido por Richard Linklater, chamou atenção por ter levado 12 anos para ser produzido. O longa recebeu seis indicações, incluindo Melhor Filme, consolidando seu reconhecimento no Oscar deste ano. Por outro lado, a categoria de Melhor Ator trouxe surpresas. Bradley Cooper garantiu uma vaga pela atuação em “American Sniper’, enquanto David Oyelowo, com “Selma”, e Jake Gyllenhaal, de “Nightcrawler”, ficaram de fora.
Enquanto isso, os resultados refletem a diversidade de estilos e temas presentes entre os indicados. Com categorias que abrangem diretores renomados e produções de diferentes países, a premiação deste ano mantém a tradição de reunir grandes nomes do cinema.
Filmes mais indicados reforçam diversidade no Oscar 2015
A edição de 2015 do Oscar evidencia o equilíbrio entre filmes de diferentes gêneros. Segundo a lista divulgada, tanto obras de drama quanto produções de humor e ação disputam as principais estatuetas. Entre elas, “Birdman” e “O Grande Hotel Budapeste” ganham destaque ao liderar as indicações. Além disso, filmes como “O Jogo da Imitação” e “American Sniper” comprovam o interesse da Academia por narrativas baseadas em fatos reais.
A premiação do Oscar 2015 acontece no dia 22 de fevereiro, em Los Angeles, reunindo profissionais e fãs do cinema mundial.
































