O documentário “Partido”, que acompanha Fernando Haddad na campanha eleitoral de 2018, ganhou um trailer inédito. Dirigido por César Charlone, Sebastián Bednarik e Joaquim Castro, e produzido por Andrés Benedykt, o longa-metragem terá uma sessão especial de pré-estreia na Cinemateca de São Paulo no dia 3 de julho. No dia seguinte, estará disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais, com distribuição da O2 Play.
“Partido” segue Fernando Haddad durante a campanha eleitoral de 2018, vencida por Jair Bolsonaro. O filme mostra o então candidato visitando Luiz Inácio Lula da Silva na prisão em Curitiba e documenta a jornada de Haddad até o segundo turno, onde enfrentou Bolsonaro em um embate histórico.
O documentário também aborda os desdobramentos políticos que culminaram na reeleição de Lula em 2022. Fernando Haddad expressa sua expectativa sobre o projeto: “Desde quando César Charlone me falou pela primeira vez da pretensão de documentar em filme um momento histórico tão peculiar do Brasil, a expectativa por ‘Partido’ foi grande. E sua importância fundamental.”
Benedykt destaca a importância do filme em evidenciar os riscos das políticas de Bolsonaro para o Brasil e para a estabilidade global. “Partido evidencia que Bolsonaro e suas políticas são prejudiciais não apenas para o Brasil, mas também para a estabilidade global, ressaltando a importância de combater o racismo, a intolerância religiosa e valorizar a educação e a cultura como ferramentas essenciais para a transformação social.”
O filme estreou mundialmente no encerramento da 15ª edição do festival DocMontevideo, no Uruguai, e passou pelo Festival Locarno Pro 2023, na Suíça, e pela 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.