‘Patrulha Canina’: Raposo Shopping exibe sessão para crianças com distúrbios sensoriais

A Sessão Azul, da rede Cinemark, é adaptada para quem tem autismo, síndrome de Down, entre outros distúrbios sensoriais.

Raposo Shopping exibe
Raposo Shopping exibe "Patrulha Canina: Um Filme Superpoderoso" em sessão para crianças com distúrbios sensoriais (Foto: Divulgação)

No dia 25 de outubro, uma Sessão Azul do filme “Patrulha Canina: Um Filme Superpoderoso” será realizada às 16h20, na sala 1 do Raposo Shopping. O filme narra a história dos filhotes da Patrulha Canina, que adquirem poderes mágicos após um meteoro cair em Adventure City. No entanto, sua felicidade é ameaçada quando seu maior inimigo escapa da prisão e se une a uma cientista maluca na tentativa de roubar seus poderes místicos. A Patrulha Canina terá que se unir, independentemente do tamanho, para proteger a cidade e seus habitantes.

Durante a Sessão Azul, o som será ajustado para um nível mais baixo, evitando ruídos altos que podem causar desconforto, as luzes da sala serão mantidas parcialmente acesas, e os espectadores terão a liberdade de se movimentar durante o filme. Além disso, a sessão começa diretamente com o filme principal, eliminando trailers e propagandas. Profissionais treinados estarão presentes para atender às necessidades específicas dos participantes, garantindo um ambiente confortável e acolhedor.

O projeto Sessão Azul, promovido pela rede Cinemark, tem como principal objetivo proporcionar a inclusão de todas as pessoas, incluindo aquelas com distúrbios sensoriais, em experiências cinematográficas confortáveis e adaptadas às suas necessidades. Essas sessões especiais são projetadas para serem sensorialmente amigáveis, atendendo especificamente a indivíduos com autismo, síndrome de Down e outros distúrbios sensoriais. Durante essas exibições, medidas são tomadas para criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo.

O projeto Sessão Azul foi criado em 2015 por psicólogas e um gerente de projetos com o propósito de proporcionar uma experiência cinematográfica adaptada para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. A iniciativa é gerenciada pela CapaciTEAutismo Entretenimento e conta com o patrocínio de shoppings, bem como parcerias com ONGs e instituições voltadas para o autismo. Quando há opções de filmes infantis em versão dublada, o público tem a oportunidade de escolher qual filme será exibido por meio de uma enquete online.

O Sessão Azul representa um passo significativo em direção à inclusão de todos na experiência cinematográfica, tornando o cinema acessível a um público mais amplo, independentemente de suas necessidades sensoriais.

Leia também: