Nesta sexta-feira, dia 31 de julho, às 19h30, o cinema do IMS-RJ terá uma sessão especial do filme “Resistência natural”, de Jonathan Nossiter, diretor do documentário “Mondovino”, que enfoca a indústria do vinho frente à globalização. A produção participou da Mostra Panorama do Festival de Berlim e do Festival de Toronto de 2014.
Dez anos após seu primeiro filme sobre o tema, Nossiter vai a diferentes regiões da Itália ao encontro de vinhedos locais e das pessoas responsáveis por eles. Nessa troca de experiências, o que parecia um paraíso bucólico, onde a produção de vinho se dá por métodos orgânicos, revela-se um campo de batalha entre pequenas associações e a grande indústria agrícola.
“Resistência natural” mistura documentário e ficção e apresenta seis viticultores italianos, que levam uma vida que muitos sonham. O filme conta a história de Giovanna Tiezzi e Stefano Borsa que, em seu mosteiro do século XI convertido em adega na Toscana, encontraram uma maneira de produzir grãos, frutas e vinho que os conecta com sua antiga herança etrusca.
Nossiter e alguns dos produtores retratados no filme estarão presentes na sessão. Após a exibição, serão servidos vinhos das vinícolas apresentadas no documentário. Além de cineasta, Nossiter é sommelier, e já desenvolveu cartas de vinho para restaurantes de Nova York, Paris e Rio de Janeiro, além de escrever artigos para a New York Magazine, O Globo e a Food & Wine.
Sessão especial de “Resistência Natural”
Data: 31 de julho, às 19h30
Ingressos: R$ 26 (inteira) e R$ 13 (meia)
Ingressos disponíveis também no site www.ingresso.com
Local: Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Telefones: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

































