Filme 'Shazam!' impulsiona campanha sobre jovens em casas de acolhimento (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)
Filme 'Shazam!' impulsiona campanha sobre jovens em casas de acolhimento (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

A Warner Bros. Pictures, em parceria com a J. Walter Thompson, lançou uma campanha de conscientização sobre crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento. A ação foi inspirada no filme “Shazam!”, produzido pela Warner Bros. Pictures, New Line Cinema e DC Comics. O objetivo é informar sobre a possibilidade de apadrinhamento afetivo e adoção, opções muitas vezes desconhecidas da população brasileira.

A campanha e sua mensagem

A campanha utiliza a história do protagonista de “Shazam!”, um menino de 14 anos que cresceu longe dos pais e recebe poderes divinos ao se transformar em um super-herói adulto, para sensibilizar o público sobre a realidade de jovens que vivem em instituições de acolhimento. As peças publicitárias trazem a frase: “Os superpoderes eles já têm. Agora só falta o seu apoio”.

Nos vídeos da campanha, crianças e adolescentes atendidos por instituições como a Associação Maria Helen Drexel convidam a sociedade a conhecer os super-heróis da vida real, aqueles que vivem em abrigos e esperam por uma família.

Apadrinhamento e adoção no Brasil

Casas de acolhimento são locais que recebem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O apadrinhamento afetivo é uma forma de apoio em que padrinhos e madrinhas acompanham e oferecem suporte emocional aos jovens. Já a adoção é um processo legal que permite que essas crianças ganhem um novo lar definitivo.

De acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça, há milhares de crianças e adolescentes aguardando adoção no Brasil. A campanha busca ampliar o conhecimento sobre essas possibilidades e incentivar a participação social.

Adoção e apadrinhamento são temas de campanha inspirada em 'Shazam!' (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)
Adoção e apadrinhamento são temas de campanha inspirada em ‘Shazam!’ (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

Pré-estreia especial para jovens acolhidos

Como parte da campanha, a Warner Bros. Pictures proporcionou uma pré-estreia exclusiva do filme para 80 crianças que vivem em casas de acolhimento. O evento aconteceu no dia 30 de março, no Kinoplex Vila Olímpia, em São Paulo. A rede de cinemas cedeu a sala e distribuiu pipoca para os convidados. Além disso, a Piticas forneceu camisetas temáticas do filme para as crianças.

Juízes que apoiam e autorizam a campanha também estiveram presentes no evento. A ação teve como intuito proporcionar um dia de entretenimento e reforçar a mensagem de apoio e acolhimento.

Impacto da campanha

A campanha usa a popularidade de um personagem de história em quadrinhos para chamar a atenção sobre a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade. Por meio das redes sociais e das peças publicitárias, o objetivo é ampliar o alcance da mensagem e sensibilizar mais pessoas.

A iniciativa incentiva o contato com instituições que atuam na assistência a crianças e adolescentes. A Associação Maria Helen Drexel, por exemplo, disponibiliza informações sobre apadrinhamento e adoção em seu site.

Como se envolver

Interessados em apadrinhar ou adotar crianças podem buscar informações junto a instituições de acolhimento ou ao Cadastro Nacional de Adoção e Acolhimento. O processo envolve etapas de inscrição, avaliação e acompanhamento por órgãos responsáveis.

A campanha reforça que o envolvimento da sociedade é essencial para garantir melhores condições para crianças e adolescentes que vivem em abrigos. A informação e a sensibilização são ferramentas importantes para promover mudanças nesse cenário.

Leia também: