‘Tudo que aprendemos Juntos’: filme tem Lázaro Ramos no papel principal

Filme conta a história do Instituto Baccarelli, projeto que oferece formação musical e artística para jovens da comunidade de Heliópolis

No dia 3 de dezembro estreia em todo o Brasil o filme “Tudo que aprendemos juntos“, a história da formação do Instituto Baccarelli, projeto de inclusão social e artística para jovens da comunidade de Heliópolis. Baseado na peça “Acorda Brasil”, de Antonio Ermírio de Moraes a película ganhou direção de Sérgio Machado nas telonas. Participam do elenco Lázaro Ramos, Hermes Baroli e Fernanda de Freitas, entre outros.

Na obra, baseada em fatos reais, a história de Laerte, um músico frustrado, vivido por Lázaro Ramos, que após inúmeras tentativas de integrar a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), passa a dar aulas de música em uma favela e busca ser um inspirador de seus alunos em um cenário de derrotismo e miséria. Nesse encontro, conhece histórias de coragem e transformação com seus alunos em uma nova realidade que não estava acostumado e troca ensinamentos com aqueles que se propõem a aprender, trazendo um pouco de humanismo e de “civilidade” através da arte.

O filme teve sua pré-estreia no Festival do Rio e, segundo o diretor, Lázaro Ramos não foi sua primeira escolha para o papel principal. Segundo ele, o envolvimento do ator com a história o fez ganhar o personagem: “Lázaro se emocionou tanto que me convenceu. E como eu iria discordar?”, declarou Machado.