Início Eventos 5ª Virada Sustentável traz programa diversificada a São Paulo

5ª Virada Sustentável traz programa diversificada a São Paulo

Programação infantil, exposições, debates, oficinas temáticas e atividades culturais gratuitas em toda a grande São Paulo estão na programação

PUBLICIDADE

Shows, palestras, exposições, feira de produtos veganos, cinema, oficinas. A 5ª edição da Virada Sustentável se espalha pela grande São Paulo e apresenta, entre os dias 26 e 30 de agosto, mais de 700 eventos que propõem uma visão ampla, positiva e inspiradora da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros.

A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade, que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Neste ano, o evento acontece simultaneamente em parques como Água Branca, Burle Marx, Cemucam, Ibirapuera, Juventude e Villa Lobos, além do Centro Cultural São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Fábricas de Cultura, escolas e espaços públicos diversos. O Largo da Batata e a Praça Victor Civita também serão palco de atividades.

Neste ano, em uma parceria inédita da Secretaria Municipal de Educação com a Virada, diversas unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo receberão atividades culturais, educacionais e esportivas promovidas por coletivos nas comunidades às quais os CEUs estão inseridos. “A Secretaria Municipal de Educação (SME), na perspectiva da Educação Integral, vem ampliando o diálogo com a comunidade onde estão inseridos os equipamentos públicos, fomentando sua apropriação e gestão democrática para a construção de uma São Paulo mais sustentável”, afirmou Andréia Medolago, do Núcleo de Educação Ambiental da SME.

Para marcar a abertura desta edição, na quarta-feira, dia 26 de agosto, às 11h, no Auditório Ibirapuera, a socióloga holandesa Saskia Sassen participa de um debate com o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki (doutor em estruturas ambientais urbanas pela USP e relator do Plano Diretor da cidade), mediado pela economista Ana Carla Fonseca (assessora em economia criativa para a ONU). Com entrada franca, a iniciativa é protagonizada pela Liberty Seguros em parceria com o Fronteiras do Pensamento e Itaú Cultural. Os ingressos gratuitos serão disponibilizados ao público com uma hora e meia de antecedência, no local do evento.

Festival Como Virar Sua Cidade no Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Dentre os destaques das centenas de atividades, está a palestra do suíço Roman Gaus, do Urban Farmers (http://urbanfarmers.com/intro/), no sábado, 29, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), como parte de uma programação especial sobre ocupação do espaço público e direito à cidade. Com uma seleção de atividades e conteúdos propostos por vários coletivos e projetos de transformação urbana de São Paulo e de outros países, o espaço vai ainda receber Carolina Balparda, responsável pelo programa Cidade Educadora de Rosário (Argentina), exposição de “placemaking”, cinedebates, oficina de grafitti para a terceira idade e até um passeio de ônibus elétrico, dentre outros. A programação começa na quinta-feira (27) e vai até domingo (30).

Virada Zen

O Auditório do Museu de Arte Moderna (MAM) do Parque do Ibirapuera vai abrigar, nos dias 29 e 30, o SP + Zen, série de 13 palestras inspiracionais como melhorar a cidade através do autoconhecimento, tendo o zen como ferramenta de bem estar e harmonia – com participação da Monja Coen e Sri Prem Baba (em vídeo). Além disso, a programação contará com oficinas e meditações.

Já no dia 30, às 9h da manhã, a cobertura do histórico Prédio Martinelli vai receber o grupo Awaken Love, que vai conduzir uma meditação nas alturas, e apresentará os participantes à iniciativa Just 1 Minute, de silenciar por apenas 1 minuto algumas vezes ao dia.

A artista Marcia Aftimus, autora do livro “ArtZen”, pintará um painel de colorir no Jardim do Museu da Casa Brasileira entre os dias 27 e 30 de agosto, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Em uma intervenção artística e meditativa, a obra tem como objetivo estimular o amor e a paz na cidade. Por isso, um espaço será montado em torno do painel para que as pessoas meditem enquanto a artista pinta. Além disso, no sábado e domingo, das 10h às 11h e das 12h às 13h, a meditação contará com a presença do músico sitarista Fábio Kidesh e no dia 30, das 12h às 13h, Jeanne Pilli conduzirá uma meditação. No último dia de evento, a obra se transformará em 48 telas de 50×25 centímetros que serão entregues ao público.

Confira a programação completa e detalhada aqui.

5ª Virada Sustentável
26 a 30 de agosto de 2015
Grande São Paulo

Abertura
Debate com Saskia Sassen e convidados
Data: Quarta-feira, 26 de agosto
Local: Auditório Ibirapuera – Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3 – São Paulo, SP
Horário: 11h
Entrada: Livre e gratuita, mediante retirada de senha, a partir das 9h30

Encerramento
Show com a cantora Céu
Data: Domingo, 30 de agosto
Local: Parque Villa Lobos – São Paulo
Horário: 16h
Entrada: Livre e gratuita

PUBLICIDADE