Os desfiles da escola de samba do Grupo A do Rio de Janeiro teve atraso de meia hora por causa de uma tempestade que aconteceu no início da noite desta sexta-feira, 1º de março. O temporal só parou na madrugada e a cidade saiu do estágio de atenção às 6:35.
A pista do Sambódromo da Marquês de Sapucaí ficou alagada e as escolas do grupo de Acesso tiveram que esperar. A Unidos da Ponte, que seria a primeira a desfilar 22h30, só conseguiu entrar na Avenida um pouco depois das 23h.
Teve goteira, inclusive, no camarote do Governador Wilson Witzel. A chuva veio acompanhada de ventos de mais de 50 quilômetros por hora. A circulação de alguns trens chegou a ser suspensa.
Liberação do Sambódromo
A Riotur enviou um comunicado na noite desta sexta-feira, 1º de março, informando sobre a liberação do Sambódromo.
“A Riotur comunica que no início da noite desta sexta-feira, dia 1, entregou no plantão judiciário o termo de responsabilidade, assinado com a Liesa, com base na inspeção realizada pelo Corpo de Bombeiros. Após a entrega do documento, o juiz plantonista autorizou o funcionamento do Sambódromo para realização dos desfiles das escolas de samba e demais eventos do carnaval de 2019.
Além disso, esclarecemos que realizamos obras de melhoria na estrutura do Sambódromo para adequar o espaço aos padrões de acessibilidade atuais e de segurança estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros.”
Tempo segue chuvoso pelo menos até 3ª feira, 5 de março
No sábado de carnaval, 2 de março, o céu estará nublado a encoberto e há previsão de chuva moderada a qualquer momento do dia, com ventos fracos a moderados.
No domingo, dia 3 de março, com o enfraquecimento da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), o dia terá redução gradativa da nebulosidade, ligeira elevação da temperatura, mas, a partir da tarde, há previsão de pancadas de chuva moderada em pontos isolados. Na segunda-feira, 4 de março, as temperaturas estarão estáveis e há previsão de céu nublado, com pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. O cenário deverá ser o mesmo na terça-feira, 5 de março.
Ordem dos desfiles do Grupo de Acesso
Sexta-feira – 1º de março
Às 22h30 – G.R.E.S. Unidos da Ponte
Entre 23h15 e 23h25 – G.R.E.S. Alegria da Zona Sul
Entre 0h e 0h20 – G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha
Entre 0h45 e 01h15 – G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz
Entre 01h30 e 02h10 – G.R.E.S. Unidos de Padre Miguel
Entre 02h15 e 03h05 – G.R.E.S. Inocentes de Belford Roxo
Entre 03h05 e 04h05 – G.R.E.S Acadêmicos do Sossego