Guilherme de Almeida Prado (Foto: Divulgação)
Guilherme de Almeida Prado (Foto: Divulgação)

O brasileiro é criativo por natureza e, nos últimos anos, tem estado mais interessado em desenvolver formas alternativas para gastar menos. Nas festas de fim de ano, por exemplo, ideias como o tradicional amigo secreto têm evitado gastos exorbitantes com presentes de Natal. Entretanto, o Carnaval é outro assunto. Segundo o consultor financeiro Guilherme de Almeida Prado, a folia torna as pessoas mais impulsivas e relaxadas – o que predispõe a gastos excessivos. E, ainda há a ilusão de que pular o Carnaval em bloquinho sai de graça. Na opinião do especialista, para evitar sustos financeiros, o mais importante é planejar.

“Os bloquinhos têm sido um convite a uma diversão que aparentemente é gratuita. Mas, somados aos gastos com transporte, alimentação, fantasias e bebidas antes, durante e depois da festa, vemos que o custo pode ser equivalente ao de uma viagem, por exemplo. Portanto, é muito importante estar atento ao planejamento para não dar espaço à ressaca financeira pós-Carnaval. Com um pouco de planejamento é possível gastar menos e se divertir mais”, avalia o autor do livro “Conquiste Mais”.

Confira as oito dicas dadas pelo especialista em finanças pessoais:

DICA #1 | Definir um orçamento de quanto quer gastar no Carnaval.

Pode parecer chato e pouco espontâneo, mas funciona. Os gastos sem planejamento costumam ter um impacto negativo no orçamento dos meses pós-Carnaval.

DICA #2 | Fazer esquenta em casa.

Todo mundo já sabe, mas quem não se planeja gasta mais. Comprar bebida no supermercado sai muito mais barato do que no bar.

DICA #3 | Comprar as bebidas e petiscos pelo menos uma semana antes do Carnaval.

Isso porque os supermercados costumam subir os preços quando a festa se aproxima.

DICA #4 | Comprar as bebidas e petiscos em hipermercados ou atacarejos.

Esses estabelecimentos comerciais são mais baratos que o supermercado do bairro e muito mais em conta que a loja de conveniência.

DICA #5 | Abastecer a geladeira de comidas congeladas.

Essa é uma dica importante no projeto de economia porque quando você voltar da balada não vai precisar gastar em uma lanchonete.

DICA #6 | Usar o Uber Juntos.

A dica é rachar a conta com outras pessoas – amigos ou não.

DICA #7 | Pensar nas fantasias com antecedência.

Pensar antes no figurino permite ser criativo e gastar pouco – ou quase nada. Se deixar para última hora, talvez tenha de sair correndo de casa, gastar com transporte e pagar caro por uma fantasia.

DICA #8 | Abastecer a geladeira.

Isso para não ter de comprar bebida gelada de última hora.