Os blocos de rua do Rio de Janeiro tem reunido milhões de pessoas durante os festejos de momo, e alguns blocos tradicionais já divulgaram extra-oficialmente sua agenda para o mês de janeiro. O calendário oficial deve ser divulgado em breve segundo informou a Riotur.

23 de janeiro – Bloco: Desliga da Justiça
O bloco Desliga da Justiça vem as rua do Rio de forma irreverente e bem divertida. Com seus componentes fantasiados de heróis e vilões, levam alegria e muito samba aos foliões.
Data: 23 de janeiro
Horário: 08h30
Local: Praça Santos Dumont no bairro da Gávea.

23 de janeiro – Bloco: Spanta neném
O Spanta Neném, surgiu da vontade de celebrar dois patrimônios da cidade do Rio de Janeiro: o carnaval de rua e a beleza da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Data: 23 de janeiro
Horário: 13h
Local: Lagoa Rodrigo de Freitas – concentração no campo de beisebol perto do Corte do Cantagalo

23 de janeiro – Bloco: Imprensa Que Eu Gamo
Inovador como ele só este ano o bloco resolveu lançar um concurso. E no dia 15 de janeiro, a partir das 21 horas, no Ameno Resedá apresentará os sambas escolhidos para serem os carro-chefes do bloco. A camiseta deste ano é assinada pela cantora e ilustradora Tulipa Ruiz.
Data: 23 de janeiro
Horário: 15h
Concentração: 13h
Local: Mercadinho São José, Rua das Laranjeiras 90 – Laranjeiras

24 de janeiro – Bloco: Volta Alice!
O bloco surgiu em 2004, à beira da fascinante Praia da Macumba, do encontro de sete amigos que conversavam sobre como fazer do carnaval de 2005 uma festa inesquecível. Do papo, logo surgiu o batuque. Desta “viagem”, que começou no Recreio dos Bandeirantes, o grupo abriu as suas asas e aterrisou no boêmio bairro das Laranjeiras.
Data: 24 de janeiro
Horário: 09h
Local: Rua Alice – Laranjeiras

24 de janeiro – Bloco: Me esquece!
Um grupo de quatro amigos que faziam aula de percussão para o carnaval estavam em uma roda de samba e resolveram marcá-la de novo na sexta seguinte. Nascia ali o “Me Esquece Que é Sexta”. Hoje com o nome abreviado o bloco reúne o melhor do samba, amantes do samba e boêmios de carteirinha.
Data: 24 de janeiro
Horário: 10h
Local: Rua Jardim Botânico – Jardim Botânico

29 de janeiro – Bloco: Ih, é carnaval!
O bloco foi criado por alunos do Instituto de Economia da UFRJ há 13 anos, mas rompeu as fronteiras da faculdade, conquistando o coração dos foliões da Urca e de todo o Rio de Janeiro.
Data: 29 de janeiro
Horário: 18h
Local: Praça Medalha Milagrosa (Av. Pasteur, próximo ao número 458) – Urca

30 de janeiro – Bloco: Carnavalesco Batuke de Ciata
Criado em 2010, o Batuke de Ciata já está em sua terceira formação e se apresenta em eventos culturais durante todo o ano pela cidade. Os sambistas são incentivados a dedicar-se ao aperfeiçoamento musical e a pesquisar e compreender as raízes do samba. 
Data: 30 de janeiro
Horário: 15h
Local: Praça da Harmonia – Gamboa

30 de janeiro – Bloco da Ansiedade
A homenagem desse ano do bloco será para a cidade que é o berço do ritmo do Frevo, Olinda. Que terá desfile, musicas e culturas evidenciadas durante toda a duração do evento.
Data: 30 de janeiro
Horário: 15h
Concentração: 13h
Local: Mercadinho São José – Rua das Laranjeiras 90, Laranjeiras

30 de janeiro – Bloco: Simpatia é Quase Amor
O Bloco foi criado em Ipanema em meio ao movimento de “Diretas Já!” noano de 1985. As cores oficiais do bloco são o amarelo e o lilás, inspiradas no remédio Engov, para evitar ressaca.
Data: 30 de janeiro
Horário: 16h
Concentração: 14h
Local: Praça General Osório – Ipanema

31 de janeiro – Bloco: Chora, me Liga!
Desfilando em um Trio Elétrico personalizado, o Bloco faz apresentações de duplas sertanejas, como João Lucas e Mateus, como também tem participações de convidados especiais e famosos DJ’s.
Data: 31 de janeiro
Horário: Concentração às 08h
Saída às 10h
Local: Forte de Copacabana, Posto 6

Dia 31 de janeiro – Bloco: Fogo e Paixão
O bloco exalta o o gênero brega. De Reginaldo Rossi a Roupa Nova, de Sidney Magal a Luis Caldas, de Rosana a Xuxa, além do eterno muso, Wando, que deu nome ao bloco, a alegoria celebra o amor, a irreverência e a alegria sem limites.
Data: 31 de janeiro
Horário: 10h
Concentração: 9h
Local: Largo São Francisco de Paula – Centro

31 de janeiro – Bloco: Empolga às 9
O Empolga às 9, que em 12 anos de existência já faz parte do cenário folião do Rio de Janeiro. Com uma bateria própria, que ensaia seus arranjos exclusivos durante o ano inteiro, o Empolga tem um repertório pra lá de eclético, que vai do samba de quadra ao frevo, passando pelo coco, maracatu e estilosas batidas funk. Três vozes, sendo duas femininas e uma masculina, baixo, cavaquinho e guitarra alcançam uma sonoridade própria e original
Data: 31 de janeiro
Horário: 16h
Local: Praia de Ipanema, Posto 9 – Ipanema

31 de janeiro – Bloco: Gigantes da Lira (infantil)
O Gigantes nasceu como o primeiro bloco infantil do Rio de Janeiro e, desde então, reúne muitos foliões de zero a 90 anos curtindo o melhor do carnaval, brincando e cantando as boas, velhas e queridas marchinhas.
Data: 31 de janeiro
Horário: 9h
Concentração: 8h
Local: Pracinha da Rua General Glicério, Laranjeiras

31 de janeiro – Bloco: Suvaco do Cristo
O Suvaco do Cristo nasceu na praia em 1985. A proposta era agitar, juntar uma porção de gente amiga e sair por aí, se divertindo pelo Rio. No repertório uma união de rock e samba.
Data: 31 de janeiro
Horário: 9h
Local: Rua Jardim Botânico, esquina com Rua Faro – Jd. Botânico

31 de janeiro – Bloco Escravos da Mauá
O Escravos surgiu em 1993 nos arredores da Praça Mauá, no centro do Rio. partindo do Largo de São Francisco da Prainha, o bloco percorre as ruas do bairro da Saúde, nas proximidades da Praça Mauá, da Pedra do Sal e do Morro da Conceição. Suas cores são o azul e o amarelo.
Data: 31 de janeiro
Horário: 12h
Concentração: 10h
Local: Largo de São Francisco da Prainha, próximo à Praça Mauá – Centro