Major Lazer (Foto: Divulgação)
Major Lazer (Foto: Divulgação)

A Bahia vai se conectar com o mundo no sábado de Carnaval no dia 2 de março. O grupo de música eletrônica Major Lazer, presente nos grandes festivais internacionais, vai desfilar pela primeira vez no Circuito Dodô (Barra/Ondina), em Salvador, em um trio sem cordas. O grupo é a única atração internacional anunciada em trio elétrico em 2019. Famosos por promover encontros musicais inéditos com artistas de todo o mundo, os produtores musicais Diplo, Walshy Fire e Jillionaire convidam para a apresentação o duo paulista de DJs TropKillaz e a banda baiana Àttøøxxá.

“Major Lazer tem o fascínio de explorar coisas locais para levar para um patamar internacional. E a gente tem uma conexão muito forte com a música que é feita no mundo. Vai ser um encontro muito legal”, ressalta Marina Morena, sócia de Amanda Gomes e Pedro Tourinho na MAP Brasil, agência que assina a concepção e realização do projeto. Foi ela que deu a ideia do trio em num papo informal com Diplo, produtor e proprietário do selo ‘Mad Decent!’, em uma viagem para a Jamaica, no ano passado.

TropKillaz (Foto: Divulgação)
TropKillaz (Foto: Divulgação)

Um dos idealizadores do Major Lazer, Diplo já veio à Bahia em uma curta estadia. “Ele comentou comigo que queria voltar e eu sugeri que fosse no Carnaval para vivenciar o que é feito aqui. Major Lazer tem um álbum “Afrobeats”, que tem tudo a ver com a Bahia”, conta Marina Morena. O trabalho, penúltimo do grupo, tem 17 faixas e traz o som mais atual dos países africanos Angola, Botswana, Congo, Gana, Costa do marfim, Quênia, Libéria, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Sudão, Tanzânia, Togo, Uganda e Zâmbia.

Com inspiração nas andanças pela África e pela Jamaica, a banda de música eletrônica mistura diversos subgêneros do eletrônico, como o dancehall e o reggae fusion. “A gente vê a Bahia como um dos grandes palcos do mundo. A música atualmente feita na Bahia, baseada no dub com bandas como Àttøøxxá, Baiana System, conversam muito com a música que está sendo feita no mundo. A junção no Carnaval vai fazer muito mais sentido do que as pessoas imaginam”, destaca Pedro Tourinho.

Os baianos do Àttøøxxá não escondem a animação com a parceria: “Muito massa! É uma honra para nós. Os caras são referência no trampo. A gente sonha e imagina poder estar participando de todo este movimento que é ressignificar a cultura POP. A gente tem certeza que vai ser uma conexão massa fazer esse trampo com eles e com TropKillaz”, comemora Raoni, vocalista do Àttøøxxá. A banda, criada em 2015, ressignifica o pagode baiano a partir de novas sonoridades, misturando música eletrônica com batidas percussivas regionais.

Com mais tempo de estrada, TropKillaz já gravou algumas vezes com Major Lazer, como em Loko, com participação de MC Kevinho. Laudz e Zegon criaram o duo em 2012 e desde lá assinam grandes hits como “Tombei”, de Karol Conka, “Vai Malandra”, de Anitta, “Milk & Honey”, em parceria com o cantor americano Aloe Blacc, e “Bola Rebola”, de Anitta com MC Zaac e J Balvin.

Àttøøxxá (Foto: Divulgação/Rafael Ramos)
Àttøøxxá (Foto: Divulgação/Rafael Ramos)