Grandes nomes do samba e escolas desfilam em três dias de festa no Rio (Foto: Divulgação/Rio Carnaval)
Grandes nomes do samba e escolas desfilam em três dias de festa no Rio (Foto: Divulgação/Rio Carnaval)

O Dia Nacional do Samba será comemorado em grande estilo no Rio de Janeiro com três dias de festa na Cidade do Samba, entre 29 de novembro e 1° de dezembro. A entrada para o evento é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, e promete uma celebração inesquecível com desfiles das principais escolas de samba da cidade, além de shows de grandes nomes da música brasileira.

Desfiles na Cidade do Samba com entrada solidária

O evento será aberto na sexta-feira (29) com uma apresentação das escolas de samba que tradicionalmente desfilam no primeiro dia do Carnaval. Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e Mangueira prometem agitar a noite com performances completas, incluindo comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas, velha-guarda e alas de ritmistas. A noite começa com o lendário bloco Cacique de Ramos e será encerrada com um show especial do cantor Belo.

No sábado (30), a festa continua com as escolas do segundo dia do desfile: Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel. A abertura ficará por conta do Terreiro de Crioulo e, no final da noite, o público poderá se esbaldar ao som do Samba da Volta, um espetáculo à parte que promete manter a energia em alta.

O último dia de celebração, domingo (1º), fecha o evento com Mocidade Independente, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela, completando a festa com muito samba e emoção. Jorge Aragão, ícone do samba, será a atração musical principal, proporcionando uma experiência única para os amantes do gênero.

O samba além do Carnaval

A Cidade do Samba, localizada na Gamboa, será o palco perfeito para esta homenagem ao ritmo que é símbolo da cultura carioca e brasileira. Mais do que uma festa, o evento tem caráter social, arrecadando alimentos para ajudar comunidades que ainda sofrem com a insegurança alimentar.

O Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, é uma celebração que reconhece a importância desse gênero musical na formação da identidade cultural do Brasil. A data foi criada para homenagear todos os sambistas, compositores e admiradores do ritmo que move o país e traz vida ao Carnaval, a maior festa popular do mundo.

Serviço

O quê: Comemoração do Dia Nacional do Samba com desfiles e shows
Quando: 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, a partir das 19h
Onde: Cidade do Samba – Rua Rivadávia Correa, 60, Gamboa
Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Leia também: