Circuito Favela Criativa no Rio abre inscrições para maratona
Circuito Favela Criativa no Rio abre inscrições para maratona

A primeira maratona cultural de favelas cariocas está com inscrições gratuitas abertas. Os artistas de todas as áreas de economia criativa têm até o dia 1° de junho para garantir a participação no Circuito Favela Criativa. Quem estiver interessado, deve acessar o site,  que acontecerá durante 14 dias nos finais de semana de julho e agosto em diversas comunidades do Rio.

Grande Tijuca receberá o evento nos dias 11 e 12 de julho; Rocinha, em 18 e 19 de julho; Vila Kennedy, em 25 e 26 e julho. No mês de agosto, nos dias 1 e 2, a maratona chega ao Complexo do Alemão/Penha; na Região Portuária, em 8 e 9; em Manguinhos, em 15 e 16 e o Circuito Favela Criativa se encerra na Cidade de Deus, nos dias 22 e 23 de agosto.

Artistas e agentes culturais das mais diferentes áreas podem se inscrever. Dança, música, teatro, cinema, artesanato, gastronomia, turismo, comunicação, cultura popular, arte urbana, artes visuais, moda, circo, etc. As exigências são que os interessados sejam dos ter dos territórios mencionados e/ou das redondezas. Os artistas precisam ter também qualidade artística e técnica, representatividade em seu local de atuação e seus projetos têm de se executáveis tecnicamente nos eventos.

Tem arte na favela sim

Cada um das sete comunidades terá 12 horas de apresentações artísticas e culturais. No total, a maratona terá 160 horas de ações dentro das favelas. E o melhor: tudo feito pelos artistas locais. O projeto, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e coordenado pela Mil e Uma Imagens, ajuda a desenvolver e expor a toda a gama de habilidades que estes locais têm a oferecer ao cenário carioca, em se tratando de arte.

A idealizadora e coordenadora do projeto, Marina Vieira, explica que a importância do Circuito para o cenário cultural carioca se dá de duas maneiras. “Uma é inserir no mapa cultural da cidade ações que já têm reconhecimento na comunidade, valorizando-as perante um público maior. A outra é promover a circulação de artistas e espectadores entre os diferentes espaços do Rio”. Marina e os produtores querem a cultura seja o motivador para essa troca tão enriquecedora, segundo ela. O objetivo da organização é chegar a 700 projetos participantes.