O Circuito Favela Criativa anunciou os 350 grupos selecionados para participar da primeira maratona cultural das favelas do Rio de Janeiro. Ao todo, 2.500 artistas oriundos da periferia se apresentarão durante os finais de semana de 11 de julho a 23 de agosto em sete áreas da cidade. Entre os participantes, talentos como Suburbanos Rap, Coletivo Lá vai Maria, Efeito Urbano, entre outros. A lista completa está disponível no site da Favela Criativa.

A maratona cultural acontecerá em Vila Kenedy – GRES Unidos da Vila Kennedy, em 11 e 12 de julho; Região Portuária – Largo São Francisco da Prainha, em 18 e 19 de julho; Complexo do Alemão/Penha – GRES Imperatriz Leopoldinense, em 25 e 26 de julho; Grande Tijuca -Praça Afonso Pena, em 1 e 2 de agosto; Rocinha – Complexo Esportivo da Rocinha, em 8 e 9 de agosto; Manguinhos – Biblioteca Parque de Manguinhos, em 15 e 16 de agosto; e Cidade de Deus – Quadra do Coroado, em 22 e 23 de agosto.

Serão 14 dias de eventos, com doze horas de apresentações artísticas e culturais por dia, totalizando quase 160 horas de cultura dentro da favela, produzida por quem mais entende dela: os artistas locais. A programação contemplará todas as áreas da Economia Criativa, com 32 grupos de Artes Visuais, 9 de Arte Urbana, 28 de Artesanato, 25 de Audiovisual, um de Circo, 9 de Comunicação, 9 de Cultura Popular, 44 de Dança, 74 de Gastronomia, 20 de Literatura, 10 de Moda, 70 de Música, 31 de Teatro, 14 de Turismo,

O projeto faz parte do programa Favela Criativa, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, e tem coordenação da Mil e Uma Imagens. A direção artística é de Ernesto Piccolo. As datas do evento ainda podem sofrer alteração.