No próximo fim de semana, 15 e 16 de agosto, o Circuito Favela Criativa chega à Biblioteca Parque de Manguinhos, com uma verdadeira maratona cultural de 8 horas seguidas por dia de shows de música, dança, arte, moda e muito mais, conectando artistas da periferia e do asfalto. Além de tudo isso, o audiovisual terá um espaço especial com exibições gratuitas no Cine Teatro Eduardo Coutinho de filmes de curta, média e longa-metragem produzidos nas sete regiões que participam do projeto. Um dos destaques é o documentário “Cidade de Deus – 10 anos depois”, de Cavi Borges, no sábado, às 20h30. O Cineclube Mate com Angu exibe seus filmes no domingo, a partir das 19h. A programação começa às 14h e se estende até às 22h.
O Circuito segue ainda para Cidade de Deus (22 e 23 de agosto); Região Portuária (29 e 30 de agosto); Complexo do Alemão/Penha (5 e 6 de setembro) e Grande Tijuca (12 e 13 de setembro), com apresentações de mais de 2.500 artistas, aos sábados e domingos, das 14h às 22h, totalizando cerca de 120 horas de eventos.
Nos últimos dois fins de semana, o Circuito passou pela Rocinha, com apresentações de Vadinho Freire, Pearls Negras e Igor Legucci, e pela quadra da Unidos de Vila Kennedy, reunindo em um mesmo palco artistas como o grupo de Passinho Na Batalha, o grupo de Bumba Meu Boi Estrela de Gericinó, MC Marcinho e os dançarinos da companhia.
A programação tem a direção artística de Ernesto Piccolo e mais de 400 grupos participarão, se apresentando ou comercializando seus produtos. O evento terá, ainda, oficinas de dança, jogos, literatura e comunicação abertas a todo o público, além de passeios guiados pela comunidade. Em cada local será montado um grande palco para os selecionados e artistas convidados.
A programação completa está disponível no site do Programa Favela Criativa: (www.favelacriativa.rj.gov.br/wp-content/uploads/2015/06/Listagem-de-selecionados-divulga%C3%A7%C3%A3o-1.pdf).