Os fins de semana de sete comunidades do Rio de Janeiro serão especialmente criativos entre os dias 1 de agosto e 13 de setembro. É o Circuito Favela Criativa, que reunirá apresentações de circo, teatro, dança, música, gastronomia, arte urbana, moda e artesanato, conectando artistas da periferia e do asfalto.

Uma verdadeira maratona cultural vai invadir Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos, Cidade de Deus, Região Portuária, Complexo do Alemão/Penha e Grande Tijuca, com apresentações de mais de 2.500 artistas, aos sábados e domingos, das 14h às 22h, totalizando cerca de 120 horas de eventos. A programação completa está disponível no site do Programa Favela Criativa.

A programação tem a direção artística de Ernesto Piccolo e mais de 400 grupos participarão, se apresentando ou comercializando seus produtos. O evento terá, ainda, oficinas de dança, jogos, literatura e comunicação abertas a todo o público, além de passeios guiados pela comunidade. Em cada local será montado um grande palco para os selecionados e artistas convidados.

A primeira comunidade a receber o projeto será Vila Kennedy, nos dias 1 e 2 de agosto, das 14h às 22h, na GRES Unidos da Vila Kennedy. De 8 a 9 de agosto, o Circuito aportará no Complexo Esportivo da Rocinha. No fim de semana seguinte, 15 e 16 de agosto, chegará à Biblioteca Parque de Manguinhos.

Nos dias 22 e 23 de agosto será a vez da Cidade de Deus, na Quadra do Coroado. Uma semana mais tarde, nos dias 29 e 30 a programação avança até a Região Portuária, no Largo de São Francisco da Prainha. De 5 a 6 de setembro, os artistas se apresentarão na Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão/Penha. E para encerrar, nos dias 12 e 13, os artistas da Grande Tijuca se encontrarão na Vila Olímpica do Salgueiro.  E em 2016 haverá mais. O plano é repetir a dose no ano que vem, criando um novo Circuito, integrado à programação cultural das Olimpíadas.

A Cia. Completa Mente Solta Rocinha é uma das atrações do Circuito Favela Criativa (Foto: Divulgação)

Grande organização para a maratona cultural

O Circuito Favela Criativa foi precedido de um mês de intercâmbios entre participantes das regiões que ele engloba. Em junho, produtores, agentes culturais e artistas de diferentes territórios do Rio de Janeiro participaram de uma salutar troca de saberes.

Neste período, moradores que tiveram seus projetos aprovados por uma comissão mista – formada por integrantes das Secretarias de Cultura e Esporte, Lazer e Juventude e por representantes da Mil e Uma Imagens –  puseram em prática suas propostas realizando ensaios e oficinas com os parceiros que eles mesmos haviam selecionado ao elaborar e inscrever os respectivos projetos. Rocinha, Nova Sepetiba, Complexo do Alemão/Penha, Cidade de Deus, Complexo do Lins, Morro da Conceição, Formiga, Borel, Salgueiro, Turano e Vila Kennedy são alguns dos territórios que participaram do intercâmbio.

Foi o caso, por exemplo, do dançarino e professor de dança de salão, Jorge dos Santos Souza, da Academia de Dança Mark e Dance, que funciona no morro do Turano, na Grande Tijuca, que concorreu ao edital com  uma proposta conjunta com o responsável pela quadra da Vila Kennedy, Heraldo Theodoro.  Jorge espera encher aquele espaço com dançarinos de todas as idades  durante o Circuito.

“Espero que a quadra da Vila Kennedy fique repleta de casais. Iremos com uns 25 alunos aqui do Turano que se unirão a pelo menos mais 25 participantes da região da Vila Kennedy.  Primeiro, faremos um aulão, depois apresentaremos três músicas.  A expectativa é grande e a experiência está sendo ótima. Tenho 25 anos de trabalho e nunca tinha tido uma oportunidade dessa. Mais para a frente queremos reunir os dançarinos da Vila Kennedy aqui na nossa comunidade”.