O Rio de Janeiro vai receber em maio o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional. O evento é gratuito e acontecerá entre os dias 3 e 6 de maio, no Parque do Palácio do Catete, na Zona Sul da cidade.
O público poderá ver artesãos demonstrarem na prática o processo de confecção de alguns objetos expostos, além de levar para casa uma peça exclusiva. Uma oportunidade única de comprar um presente especial para o Dia das Mães.
As pêssankas da tradição ucraniana de Santa Catarina, aos brinquedos de miriti produzidos em Abaetetuba/PA. Das rendas de bilro de Florianópolis, passando pelas garrafinhas de areia de Aracati/CE e chegando aos figureiros de Taubaté/SP. Vários elementos enraizados na cultura nacional estarão expostos no Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, com preços que podem ir de R$ 10 a R$ 400.
O Mercado Brasil é uma das ações do Promoart – Programa de Promoção do Artesanato de Tradição, que tem gestão conceitual do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), é desenvolvido pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro – Acamufec – por meio de convênio com o IPHAN, parceria institucional da Vale, e em seu nono ano de atuação vem desenvolvendo ações junto a comunidades artesanais com o fim de estruturar a construção de comércio justo que lhes possibilite viver de seu saber de modo autossustentável.
Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
Data: 3, 4, 5 e 6 de maio de 2018
Horário: dia 3, das 12h às 19h e dias 4, 5 e 6, das 10h às 19h
Endereço: CNFC – Rua do Catete, 179 – jardim do Palácio do Catete – Rio de Janeiro/RJ
Ingresso: entrada franca