Paulista Cultural (Divulgação)
Paulista Cultural (Divulgação)

Sete grandes instituições culturais localizadas na avenida mais conhecida da cidade se unem pela segunda vez para oferecer um domingo inteiro de atividades gratuitas no dia 28 de abril: a Paulista Cultural. A iniciativa pioneira, organizada pela Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e agora Sesc Avenida Paulista, que se junta à equipe nesta edição, engloba atividades voltadas ao teatro, à música, às artes visuais, à dança, à literatura, à fotografia e à gastronomia, além do cinema.

Anunciando este novo eixo cultural da cidade, o projeto reuniu mais de 40 mil pessoas em sua primeira edição, em março de 2018. Segundo os idealizadores, o objetivo da Paulista Cultural é reforçar o potencial turístico e artístico deste marco da cidade, além de promover um intercâmbio de atividades inédito entre as instituições participantes.

Entre 10h e 20h, cada uma das sete instituições preparou uma programação especial para receber o público, além de abrigar atividades de outra. A ideia é proporcionar uma imersão cultural ao longo de toda a avenida, que estará aberta para pedestres, como é de costume aos domingos. A ideia é que cada pessoa possa montar seu próprio roteiro e ter a oportunidade de conhecer novos endereços, além de se surpreender nos espaços já conhecidos. O Itaú, apoiador desta edição da Paulista Cultural, irá disponibilizar suas bikes com gratuidade no dia do evento, em parceria com a Tembici.

Nesta edição, Centro Cultural São Paulo, Cidade Matarazzo, Blooks, Museu do Futebol, Cine Reserva Cultural e Blue Note juntam-se às instituições parceiras do ano passado – CINEARTE Conjunto Nacional, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Paulista Viva e Teatro Gazeta. Todos os apoiadores também preparam uma programação especial para o evento. Confira mais detalhes no Facebook da Paulista Cultural.

Intercâmbios

Em 2019, a Japan House São Paulo organizará uma exibição de animes de aclamados diretores japoneses no Centro Cultural Fiesp, que, por sua vez, realizará oficina de instrumentos musicais na Casa das Rosas, a qual levará ao Sesc Avenida Paulista um cortejo conduzido pelo grupo musical feminino Desde que o Samba é Sampa. Do seu lado, o Sesc promoverá uma performance de dança com a participação do público no Instituto Moreira Salles, que, por sua vez, fará oficina de fotografia no MASP. O Itaú Cultural receberá do museu o Slam das Minas e fará apresentações infantis de artes cênicas, com os Ciclistas Bonequeiros, e o debate Brechas Urbanas, com os arquitetos Hiroshi Sambuichi e Guilherme Wisnik na Japan House São Paulo.