Ao som do Coral Nacional das Meninas Dinamarquesas e do músico brasileiro Daniel Jobim cantando “Garota de Ipanema”, sua Alteza Real Príncipe herdeiro Frederik da Dinamarca inaugurou esta manhã a Casa de Hospitalidade dinamarquesa, um pavilhão chamado ‘Coração da Dinamarca’. Durante as Olimpíadas, o espaço mostrará parte do melhor que a Dinamarca tem a oferecer. Localizado na icônica praia de Ipanema, o Coração da Dinamarca foi desenhado como uma plataforma inovadora e criativa para compartilhar histórias sobre o país e destacar o estilo de vida dinamarquês de uma maneira divertida e interessante.
Com várias experiências coletivas, interativas e engajadoras, sessões de DJ diárias, shows, montagem de LEGO, workshops musicais, futsal, golfe, yoga, viagens de realidade virtual para a Dinamarca e muito mais, o pavilhão é esperado como um dos points da cidade nos próximos dias.
O impressionante pavilhão de 300m² foi projetado pelo renomado escritório de arquitetura dinamarquês Henning Larsen Architects. Sua expressão simples e leve é uma referência à arquitetura e ao design nórdicos e à história marítima da Dinamarca. O design também é inspirado pela paisagem montanhosa do Rio de Janeiro e presta homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
O Coração da Dinamarca foi inaugurado oficialmente hoje, 2 de agosto, por Sua Alteza Real o príncipe herdeiro Frederik da Dinamarca na presença de membros da família real dinamarquesa, do Comitê Olímpico e do presidente da EOM (Empresa Olímpica Municipal), o Sr. Joaquim Monteiro de Carvalho, o embaixador dinamarquês para o Brasil, o Sr. Kim Højlund Christensen, agregado do Comitê Olímpico Dinamarquês Rio2016, o Presidente da Câmara de Comércio Dinamarquês-brasileira, o Sr. Jens Olesen, e os principais parceiros da iniciativa “O Coração da Dinamarca”, incluindo Henning Larsen Architects, John Mast, One Sails e Martin Professional.
O Ministério de Negócios e Crescimento Dinamarquês e a VisitDenmark são co-patrocinadores do evento “Coração da Dinamarca”, que é apoiado e desenvolvido em cooperação com a The Industry Foundation, Nordea-fonden, Realdania and Grundfos, bem como 64 empresas e organizações dinamarquesas. Um dos maiores esforços da Dinamarca em branding e marketing dos últimos anos.
“O pavilhão dinamarquês será pano de fundo para uma promoção, em larga escala, da cultura, dos negócios, esporte e turismo dinamarqueses durante o evento esportivo mais prestigiado do ano. A Dinamarca é um pequeno país nórdico, ainda pouco conhecido fora da Europa. Assim, estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de compartilhar o melhor que a Dinamarca tem a oferecer em todos os setores, marcas e produtos – apresentando o país em toda a sua elegância e adicionando ao imaginário global os valores e a criatividade da Dinamarca”, afirma Jan Olsen, CEO da VisitDenmark.
O pavilhão dinamarquês estará aberto ao público entre os dias 3 e 21 de agosto de 2016, das 11 às 22h. Entrada franca.