1ª edição do Prêmio Àse-Ìsese acontece em São Paulo na próxima semana

Premiação terá perfomances e visa fortalecer o intercâmbio entre Brasil e a África

No dia 24 de novembro, às 19h30, acontece a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Àse Ìsese (lê-se Axé Ixexe) na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Organizado pelo Centro Cultural Africano, com apoio da ONU e da Unesco, e produção de Tom Arruda, a solenidade premiará dez instituições de matriz africana no Estado de São Paulo, que desenvolvem trabalhos sociais no combate à intolerância religiosa junto as suas comunidades.

Além disto, a iniciativa visa fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a África, além de manter vivas as tradições culturais africanas e afro descendentes, contribuindo assim com o desenvolvimento do patrimônio oral, material e imaterial da humanidade, segundo a Unesco.

No início do evento, a Cia Tribo fará um “Cortejo Afro”, com a Lavagem da escadaria da Biblioteca Mario de Andrade, e irá presentear os visitantes com um búzio. “Escolhemos a Biblioteca Mário de Andrade por ser um espaço de vanguarda e referência em pesquisa”, explica Rosângela Ludovico, conhecida como Ludo, diretora do Centro Cultural Africano.

Durante a cerimônia de entrega dos prêmios, o grupo de dança yorubá Afrikambo e o grupo de teatro Afro Wood, realizarão suas performances onde pretendem remeter o olhar religioso sobre a intolerância religiosa.

De acordo com Ludo, estabelecer a ligação entre o Brasil e o continente africano é uma forma de preservar as memórias e construir a história. “As influências deste contato entre o país e o berço da humanidade, pode ser sentido nas mais diversas manifestações culturais do povo brasileiro: religião, culinária, música, dança, arquitetura e costumes. Direta ou indiretamente, a África está presente no dia-a-dia e sempre teve grande influência na base cultural do povo brasileiro”, conclui Ludo.

O evento faz parte de uma comemoração denominada “Década Internacional dos Afrodescendentes”, que vai de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, pretende aumentar a conscientização das sociedades no mundo quanto o combate ao preconceito, à intolerância, à xenofobia e o racismo, além de celebrar o mês da Consciência Negra.

Data: 24 de novembro, às 19h
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, Centro – (Próx. Metrô Anhangabaú – República). Informações: (11) 3775-0002
Gratuito