O Terno e Capitão Fausto (Divulgação/Rock in Rio)
O Terno e Capitão Fausto (Divulgação/Rock in Rio)

O encontro entre os grupos O Terno e Capitão Fausto, dois grandes representantes da nova música pop do Brasil e de Portugual, inaugurou, na noite de quinta-feira, 11, o Galp Music Valley Sessions, no Capitólio em Lisboa. O evento antecipa, do outro lado do Atlântico, a dobradinha entre artistas brasileiros e portugueses que acontecerá no Palco Sunset na edição do Brasil do Rock in Rio, que acontece nos dias 27, 28, 29 de setembro, 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2019, na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca. O show de O Terno e Capitão Fausto abre o Sunset no último dia de festival, 6 de outubro.

“É uma alegria muito grande abrir esse show com essas duas bandas maravilhosas. O Galp Music Valley Sessions é uma forma de não dar o privilégio desses encontros apenas para quem vai ao Rock in Rio no Brasil. O Palco Sunset nasceu em Lisboa, foi para o Rio, em 2011, e se tornou gigante. Por lá já passaram nomes como Korn, John Legend, Joss Stone, Alice Cooper… Em 2019, nós vamos ter a melhor edição e o maior line-up que o Palco Sunset já teve na história do Rock in Rio. Alguns dos headlines que estarão no palco serão Seal, Jessie J, Slayer e King Crimson. E é para lá que estamos levando os artistas portugues, a partir do Galp Music Valley Sessions”, comentou Zé Ricardo, diretor artístico do Palco Sunset e do Espaço Favela (que estreia na edição desse ano), no Brasil, e do Palco Music Valley, em Portugal.

A apresentação trouxe momentos intimistas, nos quais as bandas conversaram sobre os desafios de preparar um espetáculo e sobre a relevância do intercâmbio cultural e musical. No encontro o público pôde ver e ouvir um concerto único e original, cujo alinhamento passou por temas de cada uma das bandas, mas que também incluiu versões inéditas de alguns temas, preparados especialmente para este momento. Foi o caso de Boa Memória e Lentamente, temas da autoria dos portugueses Capitão Fausto e tocados, no palco, pelas duas bandas, e também de Culpa e Nó, canções do reportório de O Terno que, neste espetáculo, foram interpretadas também por ambas as bandas.

Para encerrar a primeira Galp Music Valley Session o DJ Diego Miranda – que, em Setembro, também irá representar Portugal na edição brasileira do Rock in Rio, por sua vez no palco New Dance Order – foi o responsável pelo set que transformou o Capitólio numa verdadeira pista de dança.

Além do grupo Capitão Faustão, fazem parte da maior comitiva de artistas portugueses na edição do festival no Brasil, Agir, Carolina Deslandes e Blaya, também no Palco Sunset, e Diego Miranda, Kura, Deejay Kamala e VanBreda. no New Dance Order – espaço dedicado a musica de pista e que ocupará o lugar da antiga eletrônica no Rock in Rio.

Antes de esse time atravessar o Oceano, em setembro, o Capitólio receberá os encontros musicais neste mês e no próximo. Dando seguencia ao projeto, no dia 6 de maio, estará uma reunião dançante entre Lellê e Blaya. O dia 23 de maio será de hip hop, com os rappers Agir e Rael. E no dia 28 de maio, Carolina Deslandes, um dos maiores nomes da atual música portuguesa, divide o palco com o trio de irmãos Melim.

Apresentações no Brasil

Já no Brasil, durante o Rock in Rio, a agenda é a seguinte: no dia 27 de setembro Lellê recebe Blaya; no dia 3 de outubro, Rael encontra Agir para o espetáculo “Hip Hop Hurricane”; e no último domingo, 6 de outubro, Carolina Deslandes sobe ao palco com Melim, mesmo dia que banda paulistana O Terno tocará com Capitão Fausto. Todos se apresentam no Palco Sunset.