A organização do Rock in Rio apresenta uma nova atração: “Nave – Nosso Futuro é Agora”. O espaço, uma co-criação entre o Rock in Rio e a Natura, nasce com o propósito de provocar um novo olhar para o mundo, conectar as pessoas e promover a transformação. A novidade, que usará a música, a arte e a tecnologia multimídia para surpreender o público, vai ocupar toda a área do velódromo durante os sete dias do festival, 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5, e 6 de outubro, e proporcionará aos visitantes uma experiência imersiva, totalmente lúdica e sensorial. Serão utilizados recursos como projeções, cenografia física e virtual além de efeitos sonoros e olfativos.
“Em parceria com a Natura, um dos grandes propósitos da existência do Rock in Rio ganha uma nova voz. A ‘Nave – Nosso Futuro é Agora’ materializa nossa convicção de que o entretenimento é uma poderosa ferramenta para gerar transformação social. Através de vivências únicas, da emoção e do coletivo pretendemos inspirar e empoderar pessoas a assumirem o protagonismo do mundo através das suas escolhas no dia-a-dia”, conta Roberta Medina, vice-presidente executiva do festival.
Segundo os realizadores, a tecnologia faz o expectador mergulhar numa narrativa em que um mundo de sensações é apresentado por meio de cinco movimentos — equilíbrio, aceleração, suspensão, reflexão e sincronização. Juntas, elas proporcionam uma nova conexão com o mundo, as pessoas e a natureza.
Para a vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura, Andrea Alvares, a parceria vem de encontro aos valores que a marca acredita e apoia: “Com base nos pilares que desde sempre norteiam nossa atuação – a construção de um mundo melhor e a busca por uma relação harmoniosa entre indivíduos, coletivos e com o planeta –, queremos fazer um chamado poderoso para o engajamento das pessoas na transformação do mundo, tornando-o um lugar mais bonito, empático e sustentável”.
A expectativa é que “a vivência proporcionada pelo novo espaço se transforme em um veículo de convergência entre as pessoas, uma oportunidade de entrar em sintonia com tudo que nos cerca e, a partir daí, começar a construir o futuro que queremos”, diz Marcello Dantas — curador do espaço. Dantas é especialista em conteúdos multimídia inovadores e idealizador do Museu da Língua Portuguesa e do Museu de Ciências Catavento, em São Paulo, e um dos principais curadores de arte contemporânea do mundo.
“O nosso propósito é dar às pessoas uma oportunidade para se ressincronizarem, para que elas possam estar bem, para que elas possam restabelecer contato com coisas com as quais fomos perdendo a conexão: os ciclos da natureza, a relação com as outras pessoas, a atenção ao ritmo natural do nosso corpo. Esse espaço é para resgatar a ideia de que podemos fazer as coisas juntos”, explica Dantas.
“Nave – Nosso Futuro é Agora” é uma realização do Rock in Rio em parceria com a Natura, com direção geral de Roberta Medina, que divide a concepção do projeto com a empreendedora social Denise Chaer em co-criação com Andrea Alvares, Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura, e Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional.
Cada sessão tem duração de 15 minutos e capacidade para duas mil e quatrocentas pessoas. Ao todo, a expectativa é que mais de 200 mil pessoas passem pela atração ao longo dos 7 dias do festival.