A abertura do Palco Mundo da edição de 30 anos do Rock in Rio aconteceu às 18h56 desta sexta-feira, 18 de setembro, com os fogos de artifício e o público cantando a música “Bohemian Rhapsody”, do Queen.
Logo em seguida – e não mais que pontualmente – às 19h, Frejat sobe ao Palco Mundo encantando a plateia ao som de “Pro Dia Nascer Feliz”, emendando “Por que a gente é assim?” em parceria com Ney Matogrosso, que finalizou sua apresentação com a canção “Rua da Passagem”. Ney, inclusive, mostrou que ainda existe a banda Secos e Molhados correndo em suas veias, com apresentação sóbria em figurino, mas com ótima performance.
Frejat e Ney Matogrosso fazem dueto na abertura do Palco Mundo (Foto: I Hate Flash)
A saída dos artistas do palco não esfriou o público, que logo saltou do chão com “Vou Deixar”, de Skank. Samuel Rosa, mais que depressa, chamou: “Vem o inventor do rock brasileiro!”, referindo-se a Erasmo Carlos. Fizeram um dueto de “Pode Vir Quente Que eu Estou Fervendo” e “É Proibido Fumar”, no qual o Tremendão, visivelmente emocionado, despediu-se da plateia com a frase: “Era esse Rock in Rio que eu queria ter visto e sonhado em 1985!”.
No entanto, foi notável a caída na animação quando Ivan Lins começou sua apresentação às 19h23, interpretando a canção “Depende de Nós”. Ele cantou também “Novo Tempo”, com uma apresentação lenta e cansativa, esfriando o local.
A entrada de Evandro Mesquita com uma bola gigante amarela no Palco Mundo deu uma animada, todavia, as pessoas ficaram sem entender o por quê do guitarrista Andreas Kisser, da banda Sepultura, apresentava “Você não soube me amar” ao lado da banda. O que não poderia ficar mais estranho aconteceu quando Dinho Ouro Preto adentrou o palco para fazer um ligeiro dueto com Mesquita. O destaque da apresentação da Blitz ficou por conta das backing vocals em “A Dois Passos do Paraíso”.
George Israel, do Kid Abelha, apresentou sozinho “Lágrimas e Chuva” com seu inseparável saxofone. A ausência de Paula Toller e Bruno Fortunato foi sentida, porém, o cantor deu conta do recado. Os anos 80 ficaram quase completos com a chegada dos Paralamas do Sucesso interpretando “Óculos”. Herbert Vianna prontamente chamou a musa Ivete Sangalo para sua parceria em “Uma Brasileira”, e, em seguida, a cantora terminou agradecendo mais uma presença no festival com “Tempo de Alegria”.
Jota Quest tentou fazer bonito durante em “Do Seu Lado”, porém, a microfonia, não ajudou a banda, que, mesmo assim, conseguiu deixar a plateia animada logo após a saída de Ivete. O público foi ao delírio mesmo quando Dinho Ouro Preto voltou ao Palco Mundo, junto a Andreas Kisser, interpretando “À Sua Maneira” e resolveu juntar-se aos fãs. O mix da música “Ratamahatta” com a voz de Dinho Ouro Preto e o guitarrista do Sepultura fez uma excelente transição para Titãs, que entrou no palco ao som de “Polícia” emendando e terminando o setlist de parcerias com “Bichos Escrotos”. Rogério Flausino, do Jota Quest, finalizou a abertura puxando o “hino” do Rock in Rio às 20h22.
Setlist de abertura do Palco Mundo da sexta-feira, 18 de setembro (Foto: Reprodução/Twitter)
Veja o setlist completo do show de 30 anos do Rock in Rio:
“Pro Dia Nascer Feliz”
(Frejat/Cazuza)
“Por Que a Gente É Assim?”
(Cazuza/Frejat/Ezequiel Neves)
“Rua da Passagem”
(Arnaldo Antunes/Lenine/Luiz Cosme)
“Vou Deixar”
(Samuel Rosa/Chico Amaral)
“Vem Quente que Eu Estou Fervendo”
(Carlos Imperial)
“É Proibido Fumar”
(Erasmo Carlos/Roberto Carlos)
“Depende de Nós”
(Ivan Lins/Vitor Martins)
“Novo Tempo”
(Ivan Lins/Vitor Martins)
“Você Não Soube Me Amar”
(Evandro Mesquita/Ricardo Barreto/Guto/Zeca Mendigo)
“A Dois Passos do Paraíso”
(Evando Mesquita/Ricardo Barreto)
“Lágrimas de Chuva”
(Bruno Fortunato/George Israel)
“Óculos”
(Herbert Vianna)
“Uma Brasileira”
(Carlinhos Brown/Herbert Vianna)
“Tempo de Alegria”
(Gigi/Magno Sant’anna/Filipe Escandurras)
“Do Seu Lado”
(Nando Reis)
“À Sua Maneira”
(Gustavo Ceratti/Zeta Bosio/Dinho Ouro Preto)
“Ratamahata”
(Andreas Kisser/Carlinhos Brown/Igor Cavalera/Max Cavalera/Paulo Jr)
“Polícia”
(Tony Belotto)
“Bichos Escrotos”
(Nando Reis/Arnaldo Antunes/Sérgio Britto)