Durante a cerimônia que marcava a prévia de como seria a edição do Rock in Rio que começa na sexta-feira, 18 de setembro, foram assinados os contratos que permitem as realizações das edições de 2017 e 2019 no Rio de Janeiro. O evento na área VIP da Cidade do Rock, na Zona Oeste da cidade, teve a presença do presidente e a vice-presidente da marca, Roberto e Roberta Medina, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.
“Queria tomar uma atitude e a minha, como comunicador, foi essa”, comenta Roberto Medina sobre a criação do festival durante a coletiva. “O Rock in Rio é a maior produção de entretenimento do mundo. Estamos exportando esta marca. E há 30 anos, mesmo com as dificuldades políticas e econômicas, nós transgredimos a história”, afirma, comentando que, mesmo com todas as mudanças, muita gente sente falta da lama das edições do festival dos anos 80.
“Acho que esses sete dias que a gente está vivendo aqui, e vai viver na Cidade do Rock, a gente vai fazer uma pequena cidade de esperança, de alegria. Temos que tocar as pessoas. Tem um cenário confuso, preocupante econômico e politicamente no Brasil, mas aqui no Rio, só temos notícia boa. A gente tem de comemorar isso”, anima-se o secretário municipal de Coordenação de Governo, afirmando que o festival tem o papel de levantar o astral a cidade
Ao longo do dia foram realizados os últimos testes de som e luz de todos os palcos e os brinquedos foram verificados e liberados para o uso. O cantor Lenine apresentou um pequeno show para o público presente. Cerca de 4 mil pessoas, entre imprensa, funcionários e seus familiares, puderam participar da programação..
Os números do Rock in Rio apontam não só o investimento, mas também a ideia de grandiosidade que o evento deseja apresentar:150 atrações musicais, 91 horas de festa, 7 dias de festival, 85 mil pessoas por dia, 90 toneladas de equipamentos de som e luz, 16 mil pessoas na produção e impacto de um bilhão de reais na economia carioca, de acordo com Roberto Medida, criador da marca.