A Cidade do Rock se transformará em um laboratório vivo de práticas de gestão. Este é o primeiro passo de um projeto educacional desenvolvido pelo Rock in Rio e a HSM Educação Executiva. O curso de gestão de negócios “Rock in Rio Academy by HSM” será um espaço único de aprendizagem e experimentação dos principais desafios executivos da contemporaneidade, focado em estratégias bem sucedidas de execução e entrega, por meio de conteúdos inovadores, conhecimento compartilhado e insights que possam estabelecer novas formas de impactar outros modelos de negócios.
De acordo com Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, a inovação do conteúdo e o conhecimento compartilhado das práticas do festival vão atingir positivamente outros modelos de negócios. “Ao longo dos anos, o Rock in Rio tem sido benchmark de Excelência em Gestão, sendo nossos executivos frequentemente convidados a partilharem suas experiências e processos com as mais diversas áreas de atuação do mercado. E encontramos na HSM Educação Executiva o parceiro ideal para estruturar didaticamente as nossas vivências, levando nossa visão e estratégia a organizações e líderes, inspirando criatividade e empreendedorismo – características fundamentais para o sucesso do negócio Rock in Rio e, cremos, para resultados excelentes em qualquer setor da Economia”, explica Roberta.
“Nosso objetivo é gerar insights e dar ferramentas práticas para que organizações e gestores transformem seus sonhos em estratégias de negócios bem definidas e saibam a importância de executar esta estratégia com excelência e foco nos detalhes, tudo isso inspirados por um exemplo brasileiro que virou referência global. Queremos formar líderes criativos que, ao vivenciar do lado de dentro a experiência e o case Rock in Rio, possam voltar para casa inspirados a identificar novas oportunidades para reinventar seu jeito de fazer negócios. E faremos isso por meio de um formato educacional absolutamente inovador para mostrar que o aprendizado pode e deve ir muito além da sala de aula tradicional”, avalia Rivadávia Drummond, presidente da HSM.
Nesta joint venture, Rock World e HSM possuem, cada uma, 50% do negócio. O Rock in Rio entra com o conteúdo da marca, experiência e know how ao longo das três décadas do evento; disponibiliza executivos de diversas áreas, métodos, processos, práticas e espaço. A HSM Educação Executiva, por sua vez, investe no negócio com o conteúdo didático e de formatação pedagógica para que as práticas sejam passadas para os gestores.
As sócias acreditam que este é apenas o início de um projeto maior na área da educação executiva, e que o conteúdo do Rock in Rio tem potencial para constituir programas em diversas áreas de conhecimento com formatos variados, tanto presenciais quanto à distância. Estudos – não só no Brasil, mas também em Portugal e nos Estados Unidos – já começam a ser estruturados para melhor entender a demanda desses mercados.
Para já, o conteúdo da 1ª edição do Rock in Rio Academy by HSM Educação Executiva é dividido em três pilares: o primeiro é “Do sonho à estratégia”, módulo que abre o curso e aborda o nascimento do projeto Rock in Rio; a estratégia e o modelo de negócio; a plataforma de comunicação; a experiência; e o impacto dos grandes eventos na cidade que os recebe. O segundo é “Excelência em execução”, módulo é dividido em três temas: vendendo o sonho; construindo a Cidade do Rock; e gestão de talentos. E para finalizar, o módulo “Vivendo a experiência RIR”, terceira e última etapa do curso é composto por uma visita à Cidade do Rock; e um encontro com Roberto Medina.
O Rock in Rio Academy by HSM Educação Executiva acontecerá no dia 22 de setembro, das 9h às 20h30, dentro da própria Cidade do Rock, local onde o Rock in Rio é realizado, entre um fim de semana e outro desta edição do evento — a sexta no Brasil e a 16ª no mundo. As inscrições, para vagas limitadas, começam no dia 5 de agosto. O investimento é de R$ 1.990,00 (para inscrições feitas entre 5 e 31 de agosto) e R$ 2.190,00 (para inscrições entre 1º e 21 de setembro), incluindo acesso ao gramado em um dos dias da segunda semana do evento (24, 25, 26 ou 27/9), à escolha do participante, com o objetivo de que este veja na prática a Cidade do Rock em funcionamento, completando assim o ciclo de aprendizagem do curso. Para os participantes que prefiram ter acesso também à Área VIP do festival, o investimento é de R$ 2.550,00 (para inscrições entre 5 e 31/8) ou R$ 2.750,00 (para inscrições entre 1º e 21/9), observando que esta alternativa é válida apenas para o dia 24 de setembro.