22 dicas de livros infantis para presentear no Dia das Crianças

Entre as opções, estão publicações de vários temas, para leitores a partir dos seis anos

22 dicas de livros infantis para presentear no Dia das Crianças (Foto: Divulgação)
22 dicas de livros infantis para presentear no Dia das Crianças (Foto: Divulgação)

As editoras Moderna e Salamandra, do grupo Santillana, pensando nas melhores opções de leitura para crianças e adolescentes, prepararam uma lista de 22 obras ideais para presentear neste Dia das Crianças. Entre as opções estão livros sobre os mais variados temas, para encantar e divertir crianças a partir de 6 anos de idade. Confira:

“Aqui estamos nós”

Nesta obra, o autor e ilustrador Oliver Jeffers convida o leitor a refletir sobre o planeta Terra, assumindo a voz de um pai que está conversando com seu filho recém-nascido, situação real que inspirou a escrita do livro. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

“Achados e perdidos”

Do mesmo autor, a obra narra a história de um menino que um dia encontrou um pinguim na porta de sua casa. O Pinguim estava muito triste, por isso o menino tentou ajudá-lo a voltar para o Polo Sul. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

“A revolta dos gizes de cera”

A obra de autoria de Drew Daywalt, também com ilustrações de Oliver Jeffers, conta a história de Diego, que se depara com a revolta de seus gizes de cera que estão cansados de terem suas cores confundidas com outras e entram em greve. O que será que Diego pode fazer para acalmar todos os gizes de cera, para que voltem a fazer o que sabem de melhor? Indicado para crianças a partir de 6 anos.

“Presos”

A pipa de Felipe se prendeu no galho de uma árvore, e ele jogou um sapato para soltá-la. O sapato também ficou preso. Então Felipe jogou o outro pé do sapato… e mais uma escada, um balde, um orangotango e uma porção de outras coisas. Mais uma divertida história criada por Oliver Jeffers.

“O Hueys: em não fui eu”

Nesta obra, Oliver Jeffers conta o que acontecia com os Hueys, que costumavam se entender até que o menino Guilherme topou com uma discussão. Conheça os incríveis Hueys e sua obsessão pela vida comunitária. Leitura para crianças a partir de 6 anos.

“Vazio”

O livro de Anna Llenas conta a história de uma menina que consegue superar a tristeza, dando um novo sentido às suas perdas. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

“Na Colina”

Este livro de Linda Sarah conta a história de Bento e Edu, os melhores amigos. Eles ficaram um tempão juntos, brincando na colina. Mas, um dia, aparece outro menino. E ele quer se juntar à dupla. Será que dois podem virar três? Leitura indicada para crianças a partir de 6 anos.

“A Ilha do Vovô”

As boas recordações, o carinho e muitas risadas é o que reserva a obra de Benji Davies, que narra a história divertida e sensível de Syd e seu avô.

“Triângulo”

O livro é sobre o Triângulo e também sobre o amigo: o Quadrado. E também é um livro sobre a vez em que o Triângulo pregou uma peça no amigo Quadrado.

“Quadrado”

Semelhante a história de Triângulo, essa obra fala do Quadrado e também sobre a amiga, a Círculo. Desta vez, a narrativa fala de Quadrado tentando fazer uma coisa perfeita como é a Círculo. Mas é difícil fazer uma coisa perfeita. As duas leituras são de Mac Barnet, indicadas para crianças a partir de 6 anos.

“Hugo, a máquina de abraçar”

A obra de Scott Campbell conta que ninguém resiste a Hugo, a Máquina de Abraçar! Uma história diferente sobre afeto e diversão, confira! Leitura para crianças a partir de 6 anos.

“A vaca que botou um ovo”

Com autoria de Andy Cutbill, o livro fala da busca de Mimosa para descobrir uma coisa extraordinária! Antes, ela não se sentia especial, não sabia andar de bicicleta, nem fazer estrela, nem plantar bananeira, como as outras vacas, até que encontra seu talento especial. Indicado para crianças a partir de 9 anos.

“A outra história de Pedro e o Lobo”

Você conhece a história de Pedro e o Lobo, criada em forma de “fábula musical” pelo compositor russo Sergei Prokofiev? Imagine se o Lobo não gostasse da versão oficial e decidisse interferir não só na história, mas também na música! É isso que acontece nesta divertida recriação, feita pelo escritor e ilustrador Jean-Claude Alphen. Indicado para crianças a partir de 7 anos.

“Como começa?”

Este livro de Silvana Tavano conta sobre a descobertas, conta a história sobre a origem das coisas. Ele mostra que a primeira frase da história, o primeiro dia de aula, o bocejo anunciando o sono, cada coisa tem um jeito de começar. Indicados para leitores iniciantes, a partir de 6 anos.

“Drufs”

Eva Furnari conta certas coisinhas interessantes e desinteressantes que os Drufs, alunos da professora Rubi, têm a dizer sobre suas famílias. Com um texto que fala sobre a diversidade, profissão e pais e filhos, Eva ilustra com seus próprios dedos essa intrigante população de personagens. Indicado para crianças a partir de 9 anos.

“Aqui, bem perto”

Em Aqui, bem perto, o autor Alexandre Rampazo evoca os afetos que povoam a infância em um livro em que texto e imagem trabalham juntos para tocar as emoções do leitor com extrema delicadeza. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

Série “A Árvore da Palavra”:

“Consoanteira”

A Consoanteira é a árvore onde nascem as consoantes. Desta árvore colhemos uma variedade de 19 frutas, cada qual com formato e sabor específicos.

“Pé de Ká-dábliu-Ípsilon”

O pé de ka-dábliu-ípsilon é uma planta rara que abriga duas flores semivogais em seu tronco, o Y e o W, e produz um único de fruto, o K.

“Vogueira”

A vogueira é uma árvore que produz uma espécie de fruta chamada vogal. São cinco tipos diferentes de vogais que nascem nessa mesma árvore, cada qual com um formato e um sabor característico.

Consoanteira, Pé de Ká-dábliu-ípslon e Vogueira são dos autores Ana Lasecicius e Gabriel Perissé.

“O Almanaque dos dinossauros”

De autoria de Luiz Eduardo Anelli e Celina Bodenmüller, o almanaque mostra que os dinossauros existiram aos milhões, e, dos bilhões de ossos que deixaram, somente uma pequena fração ficou guardada nas rochas. Entretanto, quantas coisas interessantes e incríveis ainda serão descobertas por aí e qualquer pessoa que goste de aventura e de estudar pode ser um caçador de fósseis.

“Aquecimento global não dá rima com legal”

Este livro de César Obeid fala sobre o aquecimento global, suas causas, consequências e soluções, que são contadas por meio de diversas modalidades de estrofes da literatura de cordel. Essa segunda edição conta com conteúdo sobre o desmatamento da Floresta Amazônica, questões relacionadas às terras indígenas e aos saberes ancestrais da floresta, além de dados sobre bioconstrução e agricultura orgânica. Para crianças a partir de 8 anos.

“Caminho de pedras – a jornada de uma família de refugiados”

O livro conta a história de Rama e sua família, que se veem forçadas a deixar para trás tudo que amam e conhecem. Levando apenas o que podem carregar, partem da Síria em busca de um refúgio na Europa. As impressionantes imagens de pedra do artista sírio Nizar Ali Badr ilustram a história comovente de Margriet Ruurs. A obra é de autoria de Nizar Ali Badr e é indicada para crianças a partir de 8 anos.