Início Literatura Autora de ‘Os Sambas dos Corações Partidos’ comenta surgimento do livro

Autora de ‘Os Sambas dos Corações Partidos’ comenta surgimento do livro

Novo volume da Coleção Jabuti fala sobre patrimônio cultural imaterial da humanidade, relacionamentos e samba

PUBLICIDADE

Juliana é uma guia turística que tem como primeiro trabalho conduzir um grupo de turistas brasileiros na Croácia. Carol é a irmã mais nova de Juliana e tem como tarefa escolar um trabalho sobre patrimônio cultural imaterial da humanidade. Este é o início de “Os Sambas dos Corações Partidos”, lançamento da Editora Saraiva e novo volume da Coleção Jabuti.

Na Croácia, Juliana mostra aos turistas o Museu das Relações Terminadas, para onde casais que se separam mandam objetos que representam o final de seus relacionamentos junto com um bilhete contando suas histórias.

Quando fica sabendo desse museu, Carol decide pesquisar sobre o samba, pois o samba de roda do Recôncavo Baiano e as matrizes do samba carioca são considerados patrimônio cultural imaterial pela Unesco. Junto com os amigos, pesquisa letras de sambas que falam sobre corações partidos. Para a sorte do grupo, a avó da menina é uma especialista no assunto.

A autora conta sobre a ideia de escrever o livro:

“Eu havia feito uma viagem à Croácia, onde tive a oportunidade de visitar o originalíssimo Museu das Relações Terminadas e os demais lugares que menciono em alguns capítulos deste livro. Além disso, como estudo música há muitos anos, tenho enorme interesse em pesquisar a riqueza da música brasileira. […] Quando entramos no caminho das relações amorosas, experimentamos alegria, tristeza, decepção, esperança e muitos outros sentimentos que permeiam o coração. Os poetas e os músicos expressam com profunda sensibilidade as trilhas do amor, do desamor e dos novos amores. Pesquisei muitos sambas sobre esse tema e fiz a seleção dos que considerei mais relevantes para a construção dos personagens. Foi divertido selecionar vídeos e gravações em que cantores ou os próprios compositores interpretam essas canções”.

Ficha Técnica

“Os Sambas dos Corações Partidos” – Coleção Jabuti

Leia também:

PUBLICIDADE