Damares Alves (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Damares Alves desiste da autoria da autobiografia de "Jesus Sobe no Pé de Goiaba" (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O livro “Jesus Sobe no Pé de Goiaba”, que seria lançado no dia 30 de dezembro pela editora Canadense, teve sua publicação suspensa e não há previsão de data para novo lançamento.

A obra foi divulgada até o fim de dezembro pela editora como de autoria da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e de Mauri Filho, dono da editora.

De acordo com informações do jornal O Globo, o selo que a assessoria jurídica do ministério está realizando uma “atualização necessária” e a obra só será divulgada após a “liberação” do órgão. O livro estava em pré-venda em dezembro e custava R$34,50.

Segundo informações do jornal O Globo, a editora informava até o fim do ano passado que o lançamento em 30 de dezembro seria às 17h na Igreja Nazarento, Central de Brasília, seguido de um culto, às 19h. No entanto, naquele mesmo dia, a ministra publicou em seu perfil no Instagram que o evento não aconteceria mais. Em uma nova foto da capa do livro, onde constava apenas o nome de Mauri Filho como autor, a ministra disse que “o lançamento do livro sobre a história da Dra. Damares Alves, de autoria do sr. Mauri Filho, da editora Canadense, não acontecerá mais em dezembro de 2018”. O post, porém era sucinto e não explicava o motivo pelo qual a noite de autógrafos estava suspensa.

Ministra publicou em seu perfil no Instagram que o evento não aconteceria mais (Foto: Reprodução/Instagram)
Ministra publicou em seu perfil no Instagram que o evento não aconteceria mais (Foto: Reprodução/Instagram)

Sobre o livro “Jesus Sobe no Pé de Goiaba”

A obra seria uma ampliação da história contada pela ministra desde 2016 sobre uma ocasião em que ela diz que iria cometer suicídio devido a um abuso sexual sofrido na infância. Segundo ela, ao ter a visão de Cristo, desistiu. O vídeo no qual Damares contou sobre a violência sofrida se tornou viral nas redes sociais. A ministra relatou nesse vídeo que, aos 10 anos, ia tomar veneno no alto de um pé de goiaba porque era vítima de pedofilia.

“Estava em cima de um pé de goiaba, ia tomar veneno, eu ia morrer. E quando eu estava em cima do pé de goiaba eu não vi amigo imaginário, eu vi o que eu acreditava. Eu vi Jesus”, contou.

A capa do livro é uma composição de uma foto de um pé de goiaba e uma segunda imagem da ministra com a bandeira do Brasil ao fundo. No lugar de “Ordem e progresso”, o leitor encontra as frases “Brasil sem aborto” e “Brasil sem drogas”.

Mauri Filho criou uma página no Facebook para divulgar a obra em maio de 2018. A postagem mais recente é do dia 1º de dezembro: “Todos em oração para que o último capítulo do livro seja: do pé de goiaba ao Ministério dos Direitos Humanos!”. Damares foi escolhida titular da pasta no dia 6 de dezembro. Ela foi assessora parlamentar de Magno Malta e é pastora evangélica.