A 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) encerra neste fim de semana. O festival literário que levou renomados autores nacionais e internacionais homenageou este ano Mário de Andrade e reuniu 20 mesas para falar de diversos temas, atraindo centenas de espectadores. Saiba quais são os destaques para os dois últimos dias dos evento.
Sábado – 4 de julho
Destaque para uma das Mesas Literárias FlipMais, que acontece às 14h30, na Capelinha de Paraty. O tema será “O Brasil na sala de aula” com as professoras universitárias Heloisa M. Starling e Lilia M. Schwarcz, autoras de “Brasil: uma biografia (Companhia das Letras, 2015)”, no qual traçam um retrato original do país.
Seguindo a programação principal, ao meio dia, a mesa 13 traz um encontro com David Hare, dramaturgo e roteirista indicado ao Oscar, com mediação de Ángel Gurría-Quintana. Na parte da tarde, a mesa 14, “De balões e blasfêmias”, apresenta Riad Sattouf- quadrinista do jornal semanal francês Charlie Hebdo -, Rafa Campos – cartunista da Folha de São Paulo – e o cartunista francês Plantu. A mediação fica por conta do cartunista gaúcho Claudius Ceccon.
Mais à noite, a partir das 19h30, o Jornalismo de Guerrilha é o assunto principal da mesa 16, com o jornalista inglês Ioan Grillo e o mexicano Diego Osorno, Os dois foram anunciados há alguns dias como substitutos do italiano Roberto Saviano, que foi jurado de morte pela máfia do seu país. A mediadora será da doutora em Antropologia Paula Miraglia. A programação principal de sábado se encerra às 21h30 com a mesa 17, “Desperdiçando verso”, com o músico e poeta Arnaldo Antunes e a cantora Karina Buhr, sendo mediada por Noemi J, escritora e crítica literária.
Domingo – 5 de julho
Os eventos do dia de encerramento da Flip trazem importantes eventos. A última Mesa Literária FlipMais desta edição tem como tema “Prêmios literários: incentivo e panorama”, com Marcia Costa Rodrigues, Marisa Lajolo e Pierre André Ruprecht, respectivamente representantes dos prêmios Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Sesc. Eles falam dos resultados e rumos desses projetos na atual cena literária, sob a mediação de jornalista Maria Fernanda Rodrigues. Às 11h, na Casa da Cultura de Paraty.
Já na programação principal, às 10h, na mesa 18, chamada “Música, doce música”, estarão o pesquisador e historiador de música popular, José Ramos Tinhorão e um dos principais ativistas culturais sobre brasilidade, Hermínio Bello de Carvalho, sendo mediados pelo jornalista Luiz Fernando Vianna .A conferência de encerramento da Flip acontece às 14h com o tema “Mário de corpo inteiro” e será comandada pelo músico, compositor professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, José Miguel Wisnik.
E às 16h, a mesa 21 fecha o festival literário com o tema “Livro de Cabeceira”. Participam dela a escritora israelense Ayelet Waldman, o escritor irlandês Colm Tóibín, o argentino Diego Vecchio, o filósofo brasileiro Eduardo Giannetti, o escritor Marcelino Freire, a poeta portuguesa Matilde Campilho, o escritor queniano Ng˜ug˜I wa Thiong’o, o escrito australiano Richard Flanagan, com mediação da criadora do evento, a inglesa Liz Calder.
Veja a programação completa no site da Flip.