Início Literatura Flip Flip termina neste fim de semana. Saiba mais sobre os destaques do...

Flip termina neste fim de semana. Saiba mais sobre os destaques do evento

Festival homenageou Mário de Andrade e os dois últimos dias trazem mesas com assuntos como Jornalismo de Guerrilha, música e prêmio literários

PUBLICIDADE

A 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) encerra neste fim de semana. O festival literário que levou renomados autores nacionais e internacionais homenageou este ano Mário de Andrade e reuniu 20 mesas para falar de diversos temas, atraindo centenas de espectadores. Saiba quais são os destaques para os dois últimos dias dos evento.

Sábado – 4 de julho

Destaque para uma das Mesas Literárias FlipMais, que acontece às 14h30, na Capelinha de Paraty. O tema será “O Brasil na sala de aula” com as professoras universitárias Heloisa M. Starling e Lilia M. Schwarcz, autoras de “Brasil: uma biografia (Companhia das Letras, 2015)”, no qual traçam um retrato original do país.

Seguindo a programação principal, ao meio dia, a mesa 13 traz um encontro com David Hare, dramaturgo e roteirista indicado ao Oscar, com mediação de Ángel Gurría-Quintana. Na parte da tarde, a mesa 14, “De balões e blasfêmias”, apresenta Riad Sattouf- quadrinista do jornal semanal francês Charlie Hebdo -, Rafa Campos – cartunista da Folha de São Paulo –  e o cartunista francês Plantu. A mediação fica por conta do cartunista gaúcho Claudius Ceccon.

Mais à noite, a partir das 19h30, o Jornalismo de Guerrilha é o assunto principal da mesa 16, com o jornalista inglês Ioan Grillo e o mexicano Diego Osorno, Os dois foram anunciados há alguns dias como substitutos  do italiano Roberto Saviano, que foi jurado de morte pela máfia do seu país. A mediadora será da doutora em Antropologia Paula Miraglia. A programação principal de sábado se encerra às 21h30 com a mesa 17, “Desperdiçando verso”, com o músico e poeta Arnaldo Antunes e a cantora Karina Buhr, sendo mediada por Noemi J, escritora e crítica literária.

Domingo – 5 de julho

Os eventos do dia de encerramento da Flip trazem importantes eventos. A última Mesa Literária FlipMais desta edição tem como tema “Prêmios literários: incentivo e panorama”, com Marcia Costa Rodrigues, Marisa Lajolo e Pierre André Ruprecht, respectivamente representantes dos prêmios Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Sesc. Eles falam dos resultados e rumos desses projetos na atual cena literária, sob a mediação de jornalista Maria Fernanda Rodrigues. Às 11h, na Casa da Cultura de Paraty.

Já na programação principal, às 10h, na mesa 18, chamada “Música, doce música”, estarão o pesquisador e historiador de música popular, José Ramos Tinhorão e um dos principais ativistas culturais sobre brasilidade, Hermínio Bello de Carvalho, sendo mediados pelo jornalista Luiz Fernando Vianna .A conferência de encerramento da Flip acontece às 14h com o tema “Mário de corpo inteiro” e será comandada pelo músico, compositor professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, José Miguel Wisnik.

E às 16h, a mesa 21 fecha o festival literário com o tema “Livro de Cabeceira”. Participam dela a escritora israelense Ayelet Waldman, o escritor  irlandês Colm Tóibín, o argentino Diego Vecchio, o filósofo  brasileiro Eduardo Giannetti, o escritor Marcelino Freire, a poeta portuguesa Matilde Campilho, o escritor queniano Ng˜ug˜I wa Thiong’o, o escrito australiano  Richard Flanagan, com mediação da criadora do evento, a inglesa Liz Calder.

Veja a programação completa no site da Flip.

PUBLICIDADE