Funarte publica coletâneas de contos inspirados em canções de Martinho da Vila e Bezerra da Silva

Textos inéditos foram selecionados por curadores da Festa Literária das Periferias (FLUP); lançamento acontece no próximo dia 28, no Museu de Arte do Rio

Funarte (Divulgação)
Funarte (Divulgação)

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança no dia 28 de abril, domingo, a partir das 15h, no Museu de Arte do Rio (MAR), Centro, dois livros inspirados em dois dos maiores sambistas brasileiros: “Conta Forte, Conta Alto” traz 28 contos criados a partir da releitura de canções de Martinho da Vila; já a obra “90 Anos de Malandragem” reúne 25 narrativas curtas escritas com base no repertório de Bezerra da Silva.

Os contos foram produzidos nas oficinas de criação da Festa Literária das Periferias (FLUP), no Rio de Janeiro, entre 2017 e 2018. Autores estreantes, moradores das periferias, apresentaram a sua releitura das obras de Bezerra e Martinho, sob supervisão de bambas da literatura – alguns dos quais também escrevem para o livro. Aproveitaram-se do rico repertório dos sambistas para criar narrativas autênticas e originais a partir de cenários, frases ou personagens sugeridos nas canções.

O lançamento se insere na festa que encerra a mostra “O Rio do Samba: Resistência e Reinvenção” – a mais visitada da história do MAR. Após um ano de sucesso, a exposição aborda aspectos sociais, culturais e políticos da história do samba carioca, desde o século XIX até hoje. A bateria da Mangueira estará no evento, que terá atrações durante todo o dia. O presidente da Funarte, o pianista Miguel Proença, é esperado no lançamento.

Desde que a FLUP começou a revelar talentos, a paisagem literária brasileira tem sido frequentemente transformada por novas formas de narrar, novos cenários e novas questões. Com a publicação de “Conta Forte, Conta Alto” e de “90 Anos de Malandragem”, a Funarte contribui para a difusão do trabalho dos jovens artistas e reforça a importância de dois nomes consagrados da música brasileira.

“Conta Forte, Conta Alto” — Contos inspirados nas canções de Martinho da Vila

Organização: Ecio Salles e Julio Ludemir
Edições: Funarte
Preço de capa: R$ 25
Páginas: 232
Formato: 16cm x 23cm
ISBN: 978-85-7507-197-7
Autores: AJ Tolissano, Ana Maria Gonçalves, André Salviano, Antonio de Medeiros, Antônio Marcos, Carla Barbiero, Denise Homem, Eliana Alves Cruz, Elis Barroso, Ernane Catroli, Estevão Ribeiro, Flávia Oliveira, Geovani Martins, Jessé Andarilho, Jocy Barreto Rangel, Jorge Capo, José Fontenele, Lucas Borges, Manuella Santos, Marcelo Moutinho, Pamella Guimarães, Pedro Mattos, Raphael Ruvenal, Raquel de Oliveira, Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Silvana Bahia, Sylvia Arcuri.

“90 Anos de Malandragem” — Contos inspirados nas canções de Bezerra da Silva

Organização: Ecio Salles e Julio Ludemir
Edições: Funarte
Preço de capa: R$ 25
Páginas: 168
Formato: 16cm x 23cm
ISBN: 978-85-7507-196-0
Autores: AJ Tolissano, Alana Francisca, Alexandra Silva, Antonio de Medeiros, Daniel Grimoni, Deocleciano Faião, Erick Lota, Evandro Luiz da Conceição, Guilherme Fraenkel, Jessé Andarilho, Jorge Capo, Juliana Berlim, Leandro Aguiar, Lindacy Menezes, Luana Arah, Maurício Maia, Mery Onírica, Raquel de Oliveira, Shayane Victória, Sylvia Arcuri, TetsuoTakita, Thaís Linhares, Uendel Arruda, Victor Meirelles, Yolanda Soares.

Lançamento dos livros “Conta Forte, Conta Alto” e “90 Anos de Malandragem”

Data: 28 de abril (domingo)
Horário: das 15h às 18h
Local: Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5, Centro – Rio de Janeiro
Informações: (21) 3031 2741
Pedidos para todo o Brasil: pelo e-mail livraria@funarte.gov.br