Apple, Banco Itaú, Livraria Cultura e Fnac do Brasil anunciaram aos seus clientes sua nova parceria: a introdução no país da Apple Pay, uma forma de pagamento mais fácil e privativa de comprar com conforto e segurança. Para a Livraria Cultura, uma das sete empresas escolhidas para implantar o sistema no Brasil, a introdução da Apple Pay nas redes Cultura e Fnac – 28 lojas espalhadas em 11 cidades do país – tem a ver com a busca permanente por mais eficiência nas transações, mais qualidade do atendimento e mais comodidade ao cliente.
“Com tantas mudanças anunciadas no varejo, nós, aqui na Cultura, estamos cada vez preocupados em transformar experiências de consumo, eliminando etapas burocráticas, dando mais autonomia à decisão da compra e fazendo com que o nosso cliente ganhe mais tempo para si mesmo”, avalia Sergio Herz, CEO da Livraria Cultura, Fnac do Brasil e Estante Virtual.
Como incentivo para experimentar essa nova forma de pagamento, os clientes da Livraria Cultura e da Fnac Brasil ganham 20% de desconto em livros ao pagar suas compras com Apple Pay. O desconto, válido durante a campanha de lançamento da parceria, não será cumulativo em relação a outras ofertas.
Segurança e privacidade constituem a essência desse novo jeito de comprar. Quando um cliente da Livraria Cultura utilizar um cartão associado ao Apple Pay – e, por enquanto no Brasil, isso só será possível para usuários de cartões de crédito Itaú – , números e senhas não serão armazenados no seu aparelho ou nos servidores da Apple. Fora isso, cada transação será autorizada por um código numérico dinâmico, válido para uso uma única vez.
Apple Pay é fácil de instalar em aparelhos da marca Apple, seja smartphone, computador, tablete ou Apple Watch. Nas lojas, funcionará com iPhone SE, iPhone 6 e posteriores, e também Apple Watch. Ao definir a sua compra, o consumidor apenas deve aproximar o celular da leitora de pagamento com o símbolo “contactless” e a operação se realiza em segundos.
Compras online em aplicativos e websites podem ser pagas com o sensor de impressões digitais (Touch ID), toque duplo em botão ou com autenticação facial (Face ID), disponível no iPhoneX. De uma forma ou de outra, não há necessidade de preencher manualmente formulários nem dar informações sobre cobranças. Esse é o conceito por trás da inovação: consumir bem, com segurança e privacidade, significa ganhar tempo. Algo que pode ser feito através de aparelhos que estão presentes no nosso dia-a-dia.