Com o selo da Miró Editorial, chega às livrarias “Histórias que a história não conta” (Miró Editorial, 176 páginas, R$ 37,00), a mais recente obra do professor Paulo Nathanael Pereira de Souza. Trata-se de quatorze pequenos ensaios, sem todo aquele rigor acadêmico, frutos de conferências, leituras e pesquisas inerentes à vida intelectual do autor. Neles são contados alguns episódios nem sempre encontrados nas biografias oficiais de ilustres personagens da história.
Entre os brasileiros estão José de Anchieta, Duque de Caxias, General Osório, Monteiro Lobato, Ruy Barbosa, Euclides da Cunha, Campos Salles, Carlos Gomes, os poetas Menotti Del Picchia, Abgar Renault, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo e Guilherme de Almeida, além da índia Vanuíre, heroína do Oeste paulista. O único estrangeiro que figura na obra é Francis Bacon, a respeito do qual Nathanael assinala grandes contradições éticas e morais. Segundo o autor, sua inspiração para escrever esta obra veio da releitura recente da obra clássica, Vida de homens ilustres da Grécia e de Roma, de Plutarco.
“Histórias que a história não conta” traz o prefácio do jurista Ives Gandra da Silva Martins, posfácio do professor Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e os textos de orelhas assinados por Ruy Martins Altenfelder da Silva da Academia Paulista de Letras Jurídicas e de Luiz Gonzaga Bertelli da Academia Paulista de História.
“O que espero é que os leitores se divirtam e, ao mesmo tempo, aprendam algo pouco difundido nas biografias de heróis das letras e do pensamento que aqui comparecem”, diz o professor Nathanael ao encerrar sua introdução.
Título: “Histórias que a História não conta”
Autor: Paulo Nathanael Pereira de Souza
Páginas/preço: 176 / R$ 37,00
Lançamento: 2015
Gênero: História
Público Alvo: Historiadores e interessados no assunto, sobretudo os curiosos e amantes de biografias