O McDonald’s retoma a iniciativa “Ler e Brincar”, permitindo que clientes escolham entre um livro ilustrado ou um brinquedo na compra do McLanche Feliz. Os exemplares contêm histórias exclusivas da Turma da Mônica, criadas pelos estúdios de Mauricio de Sousa.
Desde 2013, o McDonald’s distribui livros por meio do McLanche Feliz. A iniciativa já entregou 14 milhões de exemplares na América Latina. No Brasil, a campanha já apresentou temas diversos, incluindo histórias sobre dinossauros, oceanos e predadores. A parceria com a Mauricio de Sousa Produções teve início em 2017 e se repete nesta edição.
David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa e Relações com Investidores da Arcos Dorados, destaca a importância da campanha. “Essa é uma campanha pela qual temos muito orgulho, por meio dela podemos estimular à leitura e o tempo de qualidade em família. Os livros são excelentes para a conexão entre pais e filhos, um momento que certamente ficará marcado na formação cultural dos pequenos”, afirma.

Novidades da campanha
Os estúdios de Mauricio de Sousa produziram dez histórias exclusivas para a campanha. O conteúdo foi organizado em cinco livros, que serão oferecidos durante a promoção.
Pela primeira vez, a campanha contará com uma funcionalidade digital interativa. Disponível a partir de março no aplicativo do McDonald’s, a ferramenta adiciona efeitos sonoros acionados por palavras-chave das histórias. “Muitos adultos já têm o hábito de contar histórias fazendo as vozes dos personagens ou imitando sons. Esta funcionalidade vai ajudar ainda mais nessa experiência, pois trará novos detalhes que farão todos se encantarem pelos livros”, explica Grinberg.

Dados do Instituto de Estatística da Unesco mostram que 36% dos jovens na América Latina e Caribe não possuem habilidades de leitura adequadas para sua idade. A leitura na infância é essencial para o desenvolvimento e aprendizado.

A iniciativa do McDonald’s busca incentivar esse hábito e ampliar o acesso a livros. “Numa realidade em que 30% das famílias brasileiras nunca tiveram acesso a um livro, eu não poderia perder a oportunidade de fazer chegar mais de 2 milhões de exemplares a esses potenciais leitores. Sempre estarei aberto a propostas como essa, que tenham como objetivo o estímulo à leitura”, afirma Mauricio de Sousa.

O McDonald’s reforça seu compromisso em promover experiências que impactam positivamente a infância. A campanha “Ler e Brincar” segue essa proposta ao incentivar a leitura e aproximar pais e filhos.



































