A novela “Os Dez Mandamentos” virou um livro em versão romanceada pela editora Thomas Nelson Brasil. Por se tratar de uma obra extensa, o livro foi dividido em dois volumes e teve a adaptação para o impressor realizada em tempo recorde: apenas três semanas e ganhou o nome “Os Dez Mandamentos – Volume 1”. Com um elenco de sucesso, a novela bateu recorde de audiência ao ultrapassar pela primeira vez em 40 anos a principal novela das nove da TV Globo.
Na história, Moisés é escolhido pelo próprio Deus para libertar o povo de Israel do cativeiro egípcio e conduzi-los até a terra que um dia lhes havia sido prometida. Mas a trajetória será longa e árdua, e só a grande fé no Criador será capaz de transformar o jovem em um líder determinado de uma nação.
Com duas temporadas – a primeira acabou em novembro e a segunda estreia em 2016 – a novela, escrita por Vivian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini, é uma adaptação de quatro dos livros que compõem a Bíblia: Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Com o mesmo espírito inovador, a editora Thomas Nelson Brasil transformou os roteiros dessas séries em romances, transportando das telas para as páginas os diálogos, as ambientações, as tensões e as emoções de cada trama.