Início Literatura Obra de Monteiro Lobato entra em domínio público

Obra de Monteiro Lobato entra em domínio público

Obra completa do paulista estará sob domínio público a partir do dia 5 de julho de 2018

PUBLICIDADE

A obra completa do paulista de Taubaté Monteiro Lobato (1882-1948) estará sob domínio público a partir desta quinta-feira, 5 de julho, pois, completam-se nesta quarta-feira, 4 de julho, 70 anos de sua morte. Embora tenha escrito para o público adulto, a obra mais conhecida de Monteiro Lobato é a que destinou às crianças. Ele foi um autor polêmico, brasileiríssimo e chegou a ser preso por causa da campanha “O Petróleo é Nosso”, que criou.

Depois de se formar em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, no começo do século passado, optou por seguir a carreira de escritor. Seu primeiro grande personagem, polêmico, foi o desengonçado Jeca Tatu, que surgiu em 1914 nas páginas do centenário jornal paulistano O Estado de S. Paulo. Porém, somente em julho de 1918 é que esse personagem ganhou as páginas de um livro: Urupês, lançado à praça de modo independente pelo autor. No conjunto da sua obra destaca-se o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que ganhou a telinha da TV no começo dos anos de 1960.

Dois dias antes de morrer, Lobato concedeu uma entrevista ao repórter da rádio Record Murilo Antunes Alves (1919-2010), que chegou a ser vereador pela cidade de São Paulo (é dele a lei que obriga o uso de cintos de segurança nos automóveis), foi chefe do cerimonial da Câmara e da Assembleia Legislativa. Eu o conheci de perto. Aliás foi ele quem preparou tudo para que eu recebesse com tranquilidade o título de Cidadão Paulistano, em 1998. Mas essa é outra história.

Curiosidade: Lobato era um excelente desenhista e ilustrou seu livro de estreia, Urupês. Um raro exemplar desse livro está no acervo do Instituto Memória Brasil

PUBLICIDADE