Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto retornam ao Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com o projeto “Valencianas”. As apresentações ocorrem nos dias 26 e 27 de julho, às 20h30. O concerto une a música do cantor pernambucano aos arranjos da orquestra mineira, trazendo novos contornos a sucessos do artista.
Essa será a última apresentação em Minas Gerais antes da turnê europeia, prevista para janeiro e fevereiro de 2025. “Valencianas” foi idealizado por Paulo Roberto Lage e celebra a trajetória do cantor com arranjos sinfônicos da Orquestra Ouro Preto.
Alceu Valença destaca a parceria com a orquestra. “Isso acontece muito em função do espírito da Orquestra Ouro Preto. São músicos jovens e muito talentosos, que contagiam pela destreza com que executam seus instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances da minha música”, afirma o compositor.
O repertório inclui clássicos como “La Belle de Jour”, “Anunciação”, “Tropicana” e “Girassol”, em versões que mantêm a vivacidade das obras originais. O maestro Rodrigo Toffolo ressalta a importância do projeto. “Valencianas associa os gêneros do sertão e do agreste do Brasil à música de concerto cheia de versatilidade da Orquestra”, diz Toffolo.
Desde sua criação em 2010, “Valencianas” vem conquistando público e crítica. O primeiro CD e DVD, lançado em 2014, recebeu o Prêmio da Música Brasileira em 2015. O projeto já passou por diversas cidades brasileiras e será apresentado em seis países na Europa.
A Orquestra Ouro Preto, dirigida pelo maestro Rodrigo Toffolo, busca popularizar a música de concerto. Fundada em 2000, a orquestra é reconhecida pela versatilidade e inovação, unindo o clássico a estilos populares como rock e MPB.
Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
- Data: 26 e 27 de julho de 2024, sexta e sábado
- Horário: Às 20h30
- Local: Grande Teatro do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, centro)
- Ingressos: No site Eventim ou na bilheteria do teatro
- Mais informações: Orquestra Ouro Preto