Alguns bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro recebem a partir deste domingo, 7 de junho, uma série de bailes funk em diferentes localidades. No domingo, o Grêmio Recreativo Unidos do Cabral, no Cachambi, recebe o Baile Funk do Cabral, com outras duas edições no 14 e 21 de junho, sempre às 17h. Já no sábado, 13 de junho, Vila Isabel receber o Baile dos Macacos, na quadra do CIEP da comunidade, a partir das 21 horas.  No domingo, 14 de junho, o Baile Duda do Borel chega ao Centro Cultural da Unidos da Tijuca, a partir das 15 horas.

Desde março, como resultado do edital lançado dezembro em 2013, vêm sendo realizados com sucesso de público e organização bailes tradicionais. Além dos já citados, também estão acontecendo os da Velha Guarda do Funk (no Chapéu Mangueira), da Chatuba (na Penha), e da equipe Cash Box (em diferentes bairros da cidade).

Todos são projetos selecionados pelo Edital de Bailes e Produção Artística no Funk da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que teve investimento total de R$ 650 mil. Ao todo, foram aprovados 37 projetos e outros 10 projetos entraram como suplentes. Todo esse processo visa reconhecer, promover e articular uma boa estrutura para que os eventos aconteçam da melhor forma possível e o público em geral possa aproveitar com segurança e qualidade. O ritmo tem grande presença no Rio e tem se tornado parte da cultura e do lazer da cidade. A ascensão de cantores do estilo e do passinho tem ajudado a diminuir o preconceito que há.

O apoio à realização dos bailes é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança, a Coordenação de Polícia Pacificadora e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.