O processo criativo é algo individual e muitas vezes a música conversa com o compositor. Djavan entende muito bem disso. Lançando o clipe de “Esplendor”, o artista conta que a canção “Meu Romance” pedia uma versão em espanhol e, por conta disso, convidou Jorge Drexler para esta parceria.
“Achei que essa música tinha uma latinidade bem acentuada, um bolero espanhol. Pensei no Jorge Drexler porque além dele ser um grande poeta, um grande compositor, ele é uma pessoa por quem eu sempre tive uma curiosidade, saber um pouco mais dele e de sua história. Ele adorou a ideia”, conta Djavan sobre os detalhes da parceria no making of, também lançado no canal do artista.
A letra da música chega pelas mãos de Jorge, que segundo Djavan, fez uma versão em espanhol quase que literal da música original. O clipe, gravado separadamente, traz imagens de estúdios de Madrid e do Rio de Janeiro. A direção foi de Maria Vasconcelos e Jesus Cornejo.
Grande admirador de Djavan, Jorge não esconde a honra em dividir os vocais com o brasileiro. “Vocês entendem a emoção profunda, que significa para um cantor e compositor ser convidado por seu mestre para fazer parte do seu disco, é um sonho realmente”, finaliza o uruguaio, grande vencedor do Grammy Latino 2018.
“Esplendor” faz parte do álbum “Vesúvio”, o mais recente do artista, com 12 faixas inéditas, que trazem a essência de Djavan com uma linha mais pop, mas que, no entanto, não deixa por isso de conter muitos detalhes e sutilezas.