Rio recebe Gilberto Gil com última turnê 'Tempo Rei (Foto: Giovanni Bianco)
Rio recebe Gilberto Gil com última turnê 'Tempo Rei (Foto: Giovanni Bianco)

Gilberto Gil prepara-se para despedir-se dos palcos com a turnê ‘Tempo Rei’, que passará pelo Rio de Janeiro em seis datas. Os primeiros quatro shows acontecem na Farmasi Arena, nos dias 29 e 30 de março e 5 e 6 de abril, com ingressos já esgotados. Em maio, o artista retorna para duas apresentações na Marina da Glória, nos dias 31 de maio e 1º de junho, com ingressos ainda disponíveis.

A turnê, realizada pela 30e em parceria com a Gege Produções Artísticas e apresentada pelo Banco do Brasil, percorrerá 10 capitais brasileiras, celebrando mais de 60 anos de carreira do cantor e compositor baiano.

Farmasi Arena e Marina da Glória recebem shows com ingressos limitados

Os shows na Farmasi Arena terão início às 20h, com portões abertos às 17h para o público geral. Quem adquiriu o pacote VIP terá acesso antecipado às 14h30, incluindo a oportunidade de acompanhar a passagem de som do artista.

Já as apresentações na Marina da Glória terão horários diferenciados, com abertura dos portões às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Eventim ou na bilheteria oficial, localizada na Rua das Oficinas, s/n, Engenho de Dentro.

Banco do Brasil e Correios patrocinam turnê que percorrerá 10 cidades

A ‘Tempo Rei’ conta com patrocínio master dos Correios, além de apoio de marcas como Rolex, Estrella Galicia, WhatsApp, Smiles e GAC. O Banco do Brasil, apresentador oficial, oferece benefícios exclusivos para clientes Ourocard, incluindo descontos de 30% e parcelamento em até 5x sem juros.

“É uma honra poder estar ao lado de Gilberto Gil, da Gege Produções Artísticas e de um time de profissionais que está empenhado em entregar uma turnê à altura do que este momento pede”, afirma Pepeu Correa, CEO da 30e.

Uma jornada musical que atravessa décadas

A escolha do nome ‘Tempo Rei’ remete à canção homônima de 1984, composta como uma resposta à “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso. Enquanto Caetano reflete sobre a fugacidade do tempo, Gil propõe uma ideia de permanência e transformação – tema que permeia sua obra e agora inspira sua despedida dos palcos.

“Transformai as velhas formas do viver”, diz Gil em referência à letra da música, que também reflete sua decisão de encerrar as turnês. “Foram vários os elementos que ponderei para chegar na decisão da realização de uma última turnê. Houve reflexão sobre este mercado e também sobre a exigência física necessária para esses grandes shows”, explica o artista.

Uma carreira marcada por inovação e resistência

Nascido em Salvador, em 1942, Gilberto Gil começou sua trajetória musical no acordeão, influenciado por Luiz Gonzaga. Ao longo das décadas, incorporou elementos da bossa nova, do tropicalismo e da música africana, tornando-se um dos principais nomes da cultura brasileira.

Sua carreira foi marcada por momentos históricos, como o exílio durante a ditadura militar, a atuação como Ministro da Cultura e o reconhecimento como imortal da Academia Brasileira de Letras.

“É natural que a gente fale de ‘tempo’ de várias perspectivas e fico pensando em todas as viagens e turnês que fizemos. São 43 anos de estrada, nas quais viajamos o país e o mundo com a música de Gil”, afirma Flora Gil, diretora da Gege Produções Artísticas.

Mega banda e estrutura imersiva nos palcos

A turnê contará com uma banda de 14 músicos, incluindo os filhos de Gil – Bem Gil (guitarra/baixo), José Gil (bateria), João Gil (guitarra/baixo) e Nara Gil (voz). A direção musical é assinada por Bem Gil e José Gil, enquanto a direção artística fica a cargo de Rafael Dragaud.

O espetáculo promete uma experiência sensorial, com um quarteto de cordas, metais e percussão, revisitando clássicos como “Aquele Abraço”, “Andar com Fé” e “Tempo Rei”.

Banco do Brasil e Correios patrocinam turnê de Gilberto Gil que percorrerá 10 cidades

Datas e ingressos para a turnê ‘Tempo Rei’

Além do Rio de Janeiro, a turnê passará por:

  • São Paulo (Allianz Parque) – 11, 12, 25 e 26 de abril
  • Brasília (Arena BRB Mané Garrincha) – 7 de junho
  • Belo Horizonte (Arena MRV) – 14 de junho
  • Curitiba (Ligga Arena) – 5 de julho
  • Belém (Mangueirão) – 9 de agosto
  • Porto Alegre (Beira-Rio) – 6 de setembro
  • Fortaleza (CFO) – 15 de novembro
  • Recife (Classic Hall) – 22 e 23 de novembro

Os ingressos variam entre R$65,00$1.580, com opções de meia-entrada, descontos para clientes BB e pacotes VIP.