Início Música Grupo La Fura Dels Baus vem ao Brasil com espetáculo M.U.R.S.

Grupo La Fura Dels Baus vem ao Brasil com espetáculo M.U.R.S.

Primeiro smartshow do mundo terá apresentações gratuitas em São Paulo e Rio Janeiro

PUBLICIDADE

O grupo de teatro catalão La Fura Dels Baus chega ao Brasil em novembro para nove apresentações, em São Paulo e Rio de Janeiro, do espetáculo interativo M.U.R.S., o primeiro smartshow do mundo. A turnê brasileira é resultado de uma parceria entre, Ministério da Cultura, Cielo e Kabuki Produções, que viabilizou a vinda do grupo ao país.

Em São Paulo as apresentações acontecem entre os dias 10 e 14 de novembro no Ginásio do Ibirapuera. Já no Rio, o espetáculo será do dia 19 a 22 de novembro, no Armazém da Utopia.

M.U.R.S trata dos muros atuais – que não são físicos e, sim, invisíveis.Com viés tecnológico, é um espetáculo tipicamente furero, estética característica do grupo, que reúne diferentes recursos e técnicas teatrais em busca da chamada “performance total”. Isso se traduz em uma grande interação com o público e na adaptação do espetáculo ao lugar em que ele é apresentado.

No caso de M.U.R.S., é o uso de um aplicativo para smartphones que proporciona a integração dos espectadores com o espetáculo. Por meio do app, a plateia será transformada em protagonista do espetáculo, dando vida aos habitantes de uma cidade futurista. O espetáculo acontecerá em quatro espaços, cada um ilustrando as características mais claras das cidades do futuro – as chamadas smart cities.

Cada apresentação terá capacidade para 970 espectadores e a entrada é franca. Para democratizar a participação de todos, os smartphones poderão ser compartilhados, viabilizando o espetáculo, mesmo para quem não tenha o aparelho.

O uso da tecnologia é um dos grandes protagonistas de M.U.R.S., que terá projeções em vídeo, realidade aumentada e equipamentos que completam o espetáculo. Na concepção do show, o grupo La Fura Dels Baus contou com a colaboração de instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o departamento de Open Systems da Universitat de Barcelona.

PUBLICIDADE