“Please Please Me” completa nesta terça-feira, 22 de março, 53 anos. Esse foi o primeiro álbum gravado em estúdio e lançado pelos Beatles, no ano de 1963. O trabalho contém 14 canções, oito escritas por Lennon/McCartney. Em 2003, a revista Rolling Stone listou o álbum no número 39 na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos. A Rolling Stone também colocou as canções “I Saw Her Standing There” (em #130) e “Please Please Me” (#184) na lista de 500 melhores canções de todos os tempos.

Nos Estados Unidos, a maioria das canções de Please Please Me foram lançadas no álbum da Vee-Jay Records chamado Introducing… The Beatles em 1964, e depois no álbum da Capitol Records chamado The Early Beatles em 1965. O álbum Please Please Me não foi lançado neste país até a padronização mundial do catálogo dos Beatles.

O álbum foi lançado no Reino Unido com o nome de Please Please Me em versão mono no dia 22 de março de 1963 e em versão estéreo em 26 de abril do mesmo ano. Como era comum na época cada país podia elaborar seus próprios álbuns com nome, capas e selecão de canções particular. Assim sendo, a Vee-Jay records lançou noos Estados Unidos a versão do álbum inglês com o nome de Introducing the Beatles no dia 22 de julho de 1963. Este álbum continha as mesmas canções do álbum inglês mas uma capa diferente.

No Brasil, a canção “I Saw Her Standing There” saiu no álbum Beatlemania de 1964 e “Please Please Me”, “Boys”, “Twist and Shout”, “Baby It’s You” e “Do You Want To Know A Secret” no álbum The Beatles Again. “A Taste Of Honey” e “There’s A Place” foram lançadas em EP em 1964 junto com “Twist And Shout” e “Do You Want To Know A Secret”. E “Love Me Do” em outro EP no mesmo ano.

Em 1976, a discografia mundial foi unificada e os LPs passaram a ter a mesma capa, mesma seleção de canções e mesmo nome. A versão do CD foi lançada em 26 de fevereiro de 1987.